Fale Conosco

23 de maio de 2013

Projeto Caminhos da Gestão Participativa conclui as visitas nas 14 Gerências Regionais



O projeto Caminhos da Gestão Participativa visita, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), as regionais de Sousa e Catolé do Rocha. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), foi iniciado em 18 de março e neste final de semana conclui as visitas às 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). A próxima etapa será a avaliação das demandas encontradas nas 806 escolas da rede estadual, para que sejam tomadas as providências.

Para o diretor da Escola Estadual Odilon Nelson Dantas da cidade de Cuitegi, Jairo Galdino da Silva, o encontro serviu para refletir sobre as necessidades das escolas. “É a autoridade ouvindo o gestor da escola, seus problemas, na busca de solução. Em Cuitegi, o projeto nos fez alcançar vários objetivos, tais como internet, organização na escola e da sala dos professores, ou seja, 90% do que solicitei à Secretaria da Educação para a unidade de ensino recebi”, ressaltou. Conforme avaliou o gestor, as orientações pedagógicas repassadas pela equipe da Secretaria da Educação demonstram a necessidade de se ter responsabilidade com o fazer educação, desde o projeto político pedagógico da escola até a parte de infraestrutura.

O gerente da 6ª GRE, Luiz Carlos Gabi, destacou a importância do projeto Caminhos da Gestão Participativa, que chegou a todas as escolas numa iniciativa bastante positiva, que contou com a participação de todos os gestores da regional de Patos. “A gente sente que está tratando diretamente com a Secretaria da Educação, que vai até as regionais para interiorização das ações e na parte pedagógica também é muito positivo, pois vemos a atuação da SEE em todas as escolas”, comentou.

A gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Vieira, disse que o projeto está na sua terceira edição e muito vem a colaborar com o Plano de Gestão Paraíba faz Educação. “Temos percebido maior envolvimento e receptividade dos gestores escolares e de toda a comunidade escolar, para com os técnicos e gerentes executivos da Secretaria da Educação, que participaram de reuniões nas sede das gerências regionais e visitaram todas as escolas da rede”, observou.

Segundo ela, os profissionais que fazem a educação nas escolas já compreendem melhor a proposta do projeto e em função disso tem havido maior receptividade dos educadores nos encontros, visto que eles já perceberam que esta é uma proposta que vem qualificar o processo de gestão compartilhada no Estado.

Na quarta-feira (22), os técnicos da SEE se reuniram com os gestores das 29 Escolas Estaduais da 10ª Regional de Educação de Sousa. Fazem parte da 10ª GRE – Sousa, Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis. Nesta quinta-feira (23), as equipes se dividiram e visitaram as escolas destes municípios.

Já nesta sexta-feira (24), o Caminhos da Gestão se reúne com os gestores das 31 escolas estaduais da 8ª Regional de Educação, em Catolé do Rocha. Fazem parte da 8ª GRE – Catolé do Rocha, Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento e São José do Brejo do Cruz.

O projeto Caminhos da Gestão Participativa vem sendo desenvolvido desde 2011 e visa fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as GREs e as escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.