João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Caminhos da Gestão Participativa chega a Monteiro

terça-feira, 25 de abril de 2017 - 17:00 - Fotos: 

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou nesta terça-feira (25) mais uma etapa do projeto Caminhos da Gestão Participativa, desta vez na cidade de Monteiro, sede da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE). O evento contou com a presença de gestores escolares, gerentes executivos da SEE e dos secretários de Educação dos municípios que compõem a 5ª GRE.

O objetivo do programa é fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as GREs e as escolas por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas. A sétima versão do projeto teve início no dia 23 de março e já percorreu as Gerências Regionais de Educação de Cajazeiras, Pombal, Princesa Isabel, Itaporanga, João Pessoa, Guarabira e Campina Grande. O Projeto Caminhos da Gestão Participativa será realizado até o dia 19 de maio, totalizando com as 14 GREs.

O “Caminhos da Gestão Participativa” utiliza as mídias sociais, via Instagran: @caminhosdagestao e 0perfil no Facebook: https://www.facebook.com/Caminhos-da-Gestão-Participativa-PB-158735734284628/ para realizar os registros das visitas e para expandir o diálogo com a comunidade escolar e a sociedade paraibana.

A SEE, por meio de uma metodologia participativa, se propõe a desenvolver uma ação integrada, envolvendo gestores da equipe central, profissionais das equipes regionais, da escola e de outras instituições afins, em um processo coletivo de busca de conhecimento e de intervenção sobre a realidade, com o processo de interiorização das ações da SEE.

O projeto é executado em quatro momentos. O primeiro trata da elaboração do plano, com a instalação dos trabalhos pela SEE no município-sede de cada GRE, a partir de reunião da equipe da SEE, equipe da GRE e gestores das escolas. Num segundo momento, ocorre a Plenária de Gestão Pedagógica, envolvendo representantes da SEE, da GRE e gestores escolares. Em seguida, são realizadas visitas às escolas para monitoramento. E por fim, são realizadas reuniões com os gerentes na SEE, para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada plenária pedagógica e elaboração de relatório final.

Confira abaixo o calendário do evento:

26 de abril – 8ª GRE – Catolé do Rocha

03, 04 e 05 de maio – 4ª GRE, 6ª GRE e 10ª GRE – Cuité, Patos e Sousa

18 e 19 de maio  – 14ª GRE e 12ª GRE – Mamanguape e Itabaiana