Fale Conosco

29 de maio de 2013

Projeto Bombeiros na Comunidade realiza ação preventiva na capital



bombeiros na comunidade saturnino de brito foto kleide teixeira 53 270x202 - Projeto Bombeiros na Comunidade realiza ação preventiva na capitalMoradores da comunidade Saturnino de Brito, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, receberam, na manhã desta quarta-feira (29), equipes do Projeto Bombeiros na Comunidade. Com a chegada do inverno, a ação preventiva do Corpo de Bombeiros consiste em orientar as pessoas sobre como agir em situações de emergência. A atividade faz parte da ‘Operação Comunidade Protegida’ para evitar transtornos nas áreas de risco, tanto em João Pessoa quanto em outros municípios do Estado.

Comandados pelo capitão Bezerra, 15 bombeiros militares coletaram dados e passaram instruções aos moradores, além de mapear rotas de fuga para eventual urgência. “Esse ação preventiva vem sendo desempenhada pelo Corpo de Bombeiros e vai ser realizada em várias comunidades que tenham áreas vulneráveis”, adiantou o capitão Bezerra.

bombeiros na comunidade saturnino de brito alexandra alves foto kleide teixeira 39 270x202 - Projeto Bombeiros na Comunidade realiza ação preventiva na capitalO oficial acrescentou que entre os dados coletados junto à população constam nome, endereço, telefone e idade. A operação “Comunidade Protegida” começou no dia 24 de maio nas comunidades São José e Timbó, na Capital. O capitão explicou que, com o diagnóstico, o Corpo de Bombeiros elabora o relatório que ajuda em uma ação mais eficiente.

Os moradores aprovaram a iniciativa. “Muito boa essa visita dos bombeiros, importante demais, a gente fica mais orientado para tomar decisão em caso de emergência”, avaliou a moradora Raimunda de Sousa, 74 anos. “Esse trabalho é muito importante. Gostei dessa iniciativa do Governo do Estado de cuidar das pessoas para prevenir tragédias”, afirmou a dona de casa Rosilene Gonzaga, 42 anos.

bombeiros na comunidade saturnino de brito foto kleide teixeira 09 270x202 - Projeto Bombeiros na Comunidade realiza ação preventiva na capitalNas visitas, os bombeiros repassam dicas de segurança tais como, antes das chuvas, limpar os telhados, desobstruir as calhas, manter desobstruídos os ralos, esgotos e valas próximos às residências.

Chuvas – Esta semana a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) divulgou a previsão do tempo para os próximos meses. A expectativa dos meteorologistas é de que as chuvas fiquem dentro da média e as temperaturas comecem a baixar a partir da próxima semana. No Agreste, Brejo e Litoral, as chuvas se intensificam de maio a julho. E a expectativa para este ano é de que os números fiquem dentro da média.