João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Bombeiro Mirim forma 90 crianças em João Pessoa

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 - 10:39 - Fotos:  Secom-PB

Ao ser questionado sobre o que aprendeu ao longo do ano no projeto Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Paulo Cavalcante, de 12 anos, é enfático: “ajudar a salvar vidas”. Esse é um dos lemas de projeto, que esta semana, só em João Pessoa, formou 90 crianças na área de prevenção de acidentes e cidadania.

Paulo, que desenvolveu a aptidão de ajudar o próximo durante as aulas do projeto, contou que já repassa o que aprendeu para os familiares. “Minha vó tem o costume de deixar o cabo da frigideira para fora do fogão, o que é errado, porque uma criança pode mexer e derramar comida quente em cima dela”, contou ele, nessa terça-feira (15), quando recebeu o certificado de participação no projeto.

A formatura que marcou o encerramento do curso aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPB, em João Pessoa, e foi a primeira das turmas que se formam até a sexta-feira (18). Conforme a coordenadora do projeto do núcleo da Capital, tenente Aline Alana, os 90 formandos estão divididos em três grupos de 30 alunos cada.

Na solenidade de conclusão, os pequenos bombeiros também receberam brindes do programa; além do certificado, que representa a formação em noções de primeiros socorros, combate a incêndio e de salvamento aquático, noções de Defesa Civil, cidadania, cuidados no trânsito, prevenção às drogas – entre outras disciplinas.

“A experiência de trabalhar com eles foi muito boa. Eles chegaram ao projeto com uma visão de bombeiros e saíram com outra melhor ainda; aprenderam sobre respeito e disciplina, a olhar para o próximo, a ajudar o outro. Muitos também desenvolveram a sensibilidade de querer ser bombeiro”, contou Alana.

Segundo ela, as próprias professoras do colégio em que as crianças estudam relataram um grande avanço delas. “Elas notaram que os alunos que participam do projeto diminuíram a bagunça e passaram a respeitar mais as professoras e os pais. Foi uma evolução incrível”, comentou Alana.

Dados – Ainda este ano, a previsão é formar cerca de 300 crianças no projeto, contando com os núcleos que funcionam em Sousa e em Cajazeiras. Desde 2010, quando a ação teve início, já foram atendidas aproximadamente 1.033 crianças, sendo 184 só no ano de 2014.

O Projeto – O Bombeiro Mirim promove a inclusão social de crianças em situação de risco e exclusão social.  Como estratégia para prevenção ao uso de drogas e da violência, o programa oferece atividades coletivas que visem estimular o sentimento de amor à Pátria; aulas de reforço para alunos com dificuldades nas disciplinas escolares; entretenimento e lazer, atividades físicas, sensibilizando-os a respeito da importância de uma vida saudável.

No transcorrer do curso, o Corpo de Bombeiros busca as crianças nos bairros e as instruções são ministradas na própria sede do Comando ou em locais apropriados, como por exemplo, jardim zoológico, Batalhão de Busca e Salvamento. Os alunos recebem uma refeição e só então são reconduzidos ao núcleo familiar.