Fale Conosco

23 de agosto de 2012

Projeto atende crianças em situação risco em Mamanguape



O Governo do Estado está apoiando os projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação Produtiva que funciona na zona rural do Município de Mamanguape e que desenvolve ações com o objetivo de tirar das ruas crianças em risco social. A organização não governamental está localizada em uma área de 14 hectares que pertence ao Estado.

De acordo com o coordenador do Centro, João Batista da Silva, o serviço funciona há quatro anos.  “Temos espaço para 36 pessoas com idade entre 10 e 18 anos”, explicou o coordenador. No local, eles participam de oficinas terapêuticas e cursos profissionalizantes como marcenaria, informática e artesanato, além de outras atividades educativas e culturais.

João Batista da Silva disse que de acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) o tempo de permanência de cada um é de apenas dois anos, mas muitos deles estão há mais tempo porque não tem para onde ir.  Ele estima que mais de 90% das crianças que chegam ao local são usuárias drogas.

Um dos projetos desenvolvidos pelo Centro está o “Fala Guri”, onde um grupo que participa das oficinas de música chegou a gravar um CD com 12 faixas religiosas.  “Esse é um dos bons frutos que estamos colhendo e com certeza outros virão. O trabalho não é fácil, mas temos que seguir em frente e continuar com a nossa missão sem desanimar, pois se cada um fizer a sua parte, com certeza essas crianças terão um futuro melhor” destacou João Batista.

O Centro de Educação Produtiva atende crianças de 12 municípios paraibanos são Eles: João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Sapé, Mari, Capim, Itapororoca, Mataraca, Rio Tinto, Mamanguape, Jacaraú e Santa Luzia.

No centro também são cultivados verduras, legumes e hortaliças que são usados na alimentação dos internos. O local também abriga uma unidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI e outra do Programa de Saúde da Família. As pessoas, entidades e órgãos que queiram ajudar o centro é só ligar para o telefone 8728-2774.