Fale Conosco

27 de agosto de 2011

Projeto aprovado pelo FIC leva cultura e arte à periferia de Campina Grande



O projeto “Ação Hip Hop Campina”, aprovado pelo Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, do Governo da Paraíba, se encerra neste sábado (27) a semana de ações voltadas à cultura hip hop. A programação acontece a partir das 16h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), no Açude Velho, em Campina Grande.

Ao longo desta semana o evento realizou ações artístico-culturais em diversos pontos da cidade. A intenção de divulgar a cultura hip hop e utilizá-la no processo de inserção social por meio da arte e da cultura mobilizou representantes das artes plásticas, dança, poesia e música.

A “Ação Hip Hop Campina” começou na segunda-feira (22) com oficinas de penteado afro, break (dança de rua), discotecagem, desenho e stencil art. As atividades foram realizadas em comunidades periféricas da cidade e segundo o proponente do projeto, Tiago Alcântara, “a iniciativa de fazer as oficinas nesses espaços, busca descentralizar a ação cultural e levar para a periferia a oportunidade compartilhar a cultura hip hop”.

Durante a programação de encerramento, que acontece neste sábado (27), estão previstas as participações de doze grafiteiros da cidade, que produzirão telas utilizando a arte do grafite, além de shows com o rapper pernambucano Zé Brown, o Projeto NH2C, de Campina Grande, e os grupos Abiarap, Mc Leo Thomas e Atômico Mc, de João Pessoa. A proposta dos realizadores do projeto contempla ainda a produção de um CD com músicas dos artistas que participam do encerramento da programação.

Garantia do pagamento – A conclusão deste e de outros projetos aprovadas foi efetivada a partir de uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que assumiu a dívida de aproximadamente 630 mil reais dos projetos aprovados em 2008 e até então não quitados. Dos 63 projetos aprovados na época, até o início deste ano apenas 32 haviam recebido a subvenção do governo.