João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Algodão Paraíba é destaque em eventos internacionais

sexta-feira, 20 de maio de 2016 - 12:20 - Fotos:  Secom-PB

O Projeto Algodão Paraíba ganhou destaque em grandes eventos internacionais. A observação é do diretor técnico da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, Vlaminck Saraiva, ao retornar de São Paulo, onde participou do lançamento do documentário For the Love of Fashion, produzido pela National Geographic Channel e apresentado por Alexandra Cousteau, técnica em gestão de água e sustentabilidade. O material destaca a necessidade de uma mudança de paradigma na cadeia de valor do algodão.

Em reunião durante o evento foi discutido também, com o Instituto C&A, a participação da Paraíba na produção sustentável do algodão e o possível apoio do Instituto à agricultura familiar Paraibana. Participaram do encontro, técnicos da Embrapa Algodão, da Natural Fahion, da Emater da Paraíba, Fundação Solidariedade e do Instituto C&A.

O Projeto - Recentemente, o diretor da Emater esteve em Goiania (GO), em dois importantes eventos mundiais do setor algodoeiro, apresentando o Algodão Paraíba para 42 países. Na ocasião, atendendo convite da Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), integrante do Ministério das Relações Exteriores, ele fez uma explanação sobre o projeto, que começou em 2015, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater, agricultores familiares, instituições e o mercado.

Ao longo da apresentação, Vlaminck informou aos presentes a intenção do Governo de resgatar a cadeia produtiva do algodão de forma sustentável, o que garante maiores benefícios econômicos e ambientais. Falou também sobre todas as etapas do projeto, uma experiência inovadora de desenvolvimento local sustentável com enfoque participativo na gestão da produção e comercialização, que permite às famílias discutirem com os técnicos sobre a melhor época e forma de plantio e negociação direta com empresas compradoras do algodão orgânico.

A estimativa de produção para a safra agrícola 2015/2016 é de 160 toneladas de pluma de algodão branco orgânico, em uma área plantada de 300 hectares. Atualmente, são 180 hectares plantados, beneficiando 150 agricultores familiares. Os municípios contemplados são: Catingueira, São José de Espinharas, Picuí, Baraúnas, Pedra Lavrada, Campina Grande, Gurinhém, Salgado de São Félix, Capim e Itabaiana.