João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto Acesso Cidadão realiza Natal Acessível para usuários na praia de Cabo Branco

domingo, 14 de dezembro de 2014 - 09:49 - Fotos: 

Todas as manhãs de sábado, pessoas com deficiências e necessidades especiais encontram-se nas areias da praia do Cabo Branco, em frente à Fundação Casa de José Américo, para desfrutar de lazer, esporte, arte e cultura, que integram as ações do “Projeto Acesso Cidadão”. A manhã deste sábado (13) foi especial. Chegou o momento para se confraternizar e festejar  os encontros ininterruptos, que acontecem semanalmente.

Nas areias e instalações internas da Fundação, aconteceu o “Natal Acessível” do projeto “Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura”, idealizado pela Fundação Casa de José Américo (Governo do Estado), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e a ONG AC Social (Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social), com o apoio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

A programação constou de diversas atrações artístico-culturais, com personagens vestidos a caráter do clima natalino. Aconteceu apresentação do Coral Jorisa França, do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda; contação de histórias pela professora Maria José de França, com o tema “Papai Noel conta sua história”; distribuição de presentes para as crianças. Também atividades paralelas na praia, durante toda manhã: vôlei sentado, banho de mar com cadeiras anfíbias, passeio de caiaque, dentre outras atrações.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti, ao exaltar a importância da confraternização, destacou “que o ‘Projeto Acesso Cidadão’ envolve todos os eventos, os acontecimentos que sadiamente acontecem na nossa vida cidadã, festejos sazonais, festa natalina e a passagem para o Ano Novo”.

O objetivo do projeto é promover a inclusão social e permitir a acessibilidade às pessoas com deficiências e mobilidade reduzida às atividades simultâneas de esporte e cultura, especialmente as que se relacionam com a vida e obra de José Américo de Almeida, além de lazer na praia.