João Pessoa
Feed de Notícias

Programação especial marca Semana Nacional de Trânsito na Paraíba

segunda-feira, 17 de setembro de 2012 - 10:36 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

A entrega das primeiras Carteiras Nacionais de Habilitação, emitidas por meio do Programa Habilitação Social, e o lançamento da campanha estadual pelo cumprimento da “Lei Seca” estão entre as principais atividades da Semana Nacional de Trânsito 2012 na Paraíba. A campanha, que acontece anualmente, vai ser realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.

A abertura oficial do evento acontece, nesta terça-feira (18), às 8h, no estacionamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no bairro de Mangabeira.

Durante a solenidade, haverá execução do Hino Nacional, lançamento da Escolinha de Trânsito e visita aos stands educativos. Várias escolas públicas e privadas já agendaram horário para visitas.

Nos dias 19 e 20, em João Pessoa, a equipe envolvida na campanha dará continuidade aos atendimentos aos alunos das escolas agendadas e ao público que visitar os stands instalados no estacionamento do Detran, onde também haverá apresentações de dança de rua.

Na cidade de Guarabira, ainda no dia 19, o Detran, em parceria com a Fundação MAPFRE, estará ministrando um treinamento sobre educação para o trânsito, cidadania e ética, para cerca de 100 professores da rede pública. O mesmo treinamento será oferecido para professores da capital, no auditório da sede do Detran, em João Pessoa, no dia 20.

Outro momento importante da Semana Nacional de Trânsito 2012 acontece no dia 21, às 18h, em frente ao Centro Turístico de Tambaú, onde haverá o lançamento de uma ampla campanha estadual pelo cumprimento da “Lei Seca” com apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

No sábado (22), das 8h às 11h, será realizado um comando educativo, na Avenida Hilton Souto Maior (estrada da Penha) com participação do Colégio da Polícia Militar e do Grupo de Jovens da Casa da Paz Maria de Nazaré, do bairro de Mangabeira.

Na segunda-feira (24), as atividades da campanha serão concentradas na Escola Estadual Úrsula Lianza, no bairro de Tambiá. Recentemente, os alunos da escola participaram de um treinamento sobre educação para o trânsito ministrado pelo Detran, em parceria com bombeiros lotados no Batalhão de Guarabira.

No dia 25, a entrega das primeiras CNHs sociais encerra as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2012. A solenidade está marcada para as 10h, no auditório da ESPEP.

Habilitação Social – Os primeiros candidatos que concluíram o processo para emissão da CNH gratuita estão incluídos nos 3 mil selecionados, entre mais de 108 mil inscritos, em todo Estado.

Eles seguiram todos os passos de um candidato normal. Foram inscritos no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), submetidos aos exames médicos e psicológicos, encaminhados para os Centros de Formação de Condutores para aulas teóricas e práticas e posteriormente submetidos aos exames de legislação e prática de direção veicular.

A diferença é que não pagaram pela Carteira Nacional de Habilitação que hoje tem custos em torno de R$700. Pelo Programa de Habilitação Social, lançado este ano, o Governo do Estado dispensa as taxas cobradas pelo Detran e assume os custos das aulas oferecidas pelos Centros de Formação de Condutores.