Fale Conosco

27 de julho de 2012

Programação especial marca Dia Nacional de Luta contra Hepatites Virais



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora o Dia Nacional de Luta contra as Hepatites Virais, neste sábado (28), promovendo ação de saúde, com a disponibilização do teste rápido para hepatite B e C e de vacinas contra a hepatite B, em locais de grande circulação de pessoas na capital. Além de distribuir material informativo para as Gerências Regionais de Saúde, o evento tem o intuito de esclarecer a população sobre a contaminação, prevenção e tratamento das hepatites virais.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde, Ivoneide Lucena, a ação começou nesta sexta-feira (27) e se estende até amanhã (28). “Estaremos com duas equipes, nesta sexta-feira, oferecendo aos usuários do Terminal Rodoviário de João Pessoa testes rápido para hepatite B e C e vacinação para hepatite B. Já na manhã do sábado, a ação será levada ao Busto de Tamandaré, na orla do Cabo Branco”.

Além das ações agendadas na capital, as 11 Gerências Regionais de Saúde também realizam programação especial no Dia Nacional de Luta contra as Hepatites Virais nos municípios sede das gerências: Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.

Ivoneide lembra que a SES já dotou todos os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada (SAE) do Estado com os kits para testes rápidos de hepatite B e C. “Até então, os CTAs e SAEs só ofereciam o serviço de teste rápido para o vírus do HIV e agora podem oferecer mais este importante serviço para a população e iniciar o ciclo de vacinação que se completa ao final da terceira dose”.

Outra ação alusiva à data comemorativa é a atualização e ativação do Comitê de Hepatites Virais, cuja primeira reunião acontece no próximo dia 3, na SES, às 9h, com uma vasta pauta de discussão.

O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência no diagnóstico e tratamento das hepatites virais, localizado em João Pessoa, também tem programação especial para o Dia Nacional de Luta contra as Hepatites Virais. “Por fim, estaremos inaugurando, em parceria com o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), o Serviço de Tratamento Assistido aos pacientes portadores de hepatite B e C, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, objetivando um melhor atendimento”.

O novo serviço será responsável pela oferta de consulta médica e atendimentos de assistente social, psicólogo, enfermagem, nutricionista, alem de exames laboratoriais, raio-x, tomografia e dispensação e aplicação dos medicamentos com atenção farmacêutica.

Medicamentos – Atualmente, aproximadamente 95 pessoas na Paraíba recebem medicamentos para o tratamento das hepatites B e C, gratuitamente, através do Cedmex.