Fale Conosco

28 de janeiro de 2013

Programação especial marca Dia da Visibilidade Trans na Paraíba



O Governo da Paraíba promove, nesta terça-feira (29), uma programação especial para marcar o Dia da Visibilidade Trans. O evento terá exibição de vídeo, mesa temática e sessão de fotografia para a campanha de combate à homofobia “Tire o Respeito do Armário”. As atividades começam, às 14h, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro da capital, e vão até 7 de fevereiro.

A mesa temática “Acompanhamento Multidisciplinar no processo Transexualizador” (29 de janeiro) terá a participação dos expositores Gleidson Marques (psicólogo do Espaço LGBT), Daniel Rolim (cirurgião plástico), Ricardo Henrique Araújo (psiquiatra) e Eduardo Sérgio Soares (ginecologista), com a coordenação da secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

Segundo Gilberta Soares, a programação foca questões relativas à experiência da transexualidade, com ênfase para o enfrentamento a transfobia. “A transfobia se refere às formas específicas de violação e discriminação com travestis e transexuais. Partimos da experiência que estamos acumulando no atendimento no Espaço LGBT a transexuais femininos e masculinos”, informou.

Ainda na terça-feira, a partir das 16h, acontece a sessão de fotografias com a participação de transexuais, travestis e outras pessoas vestindo a camisa da campanha de combate à homofobia “Tire o Respeito o Armário” para postagem nas redes sociais.

Luta – Para a gerente executiva de Direitos Sexuais e de LGBT, Roberta Rocha Schultz, o Dia da Visibilidade Trans é uma data que marca a trajetória de luta desse segmento da sociedade. “Esse é um momento para reivindicar direitos, cidadania e respeito. Também é nessa data que o movimento LGBT e de travestis e transexuais organizados realizam atividades que dão visibilidade e buscam pautar políticas públicas para atender especificidades”, informou.

A programação segue com exibição de vídeos documentários, mesas temáticas, exposição de fotografias, palestras e oficina sobre transexualidade, com familiares e amigos de usuários do Centro de Referência Estadual dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à Homofobia – Espaço LGBT.

Parceria – A programação pelo Dia da Visibilidade Trans é realizada em parceria com o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) e o Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas (GUETU), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além do Correios, Sesc e Conselho Regional de Psicologia (CRP13/PB).

Legislação - Em maio de 2011, o Governador Ricardo Coutinho, assinou o Decreto nº 32.159, que dispõe sobre o tratamento nominal e a inclusão e uso do nome social de travestis e transexuais nos registros estaduais relativos a serviços públicos prestados no âmbito do Poder Executivo Estadual e dá providências correlatas.

“Tire o Respeito do Armário” – Lançada em agosto do ano passado, pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), a campanha é compartilhada nas redes sociais e consegue a adesão, a cada dia, de novos seguidores.  A ação visa sensibilizar e informar sobre as discriminações relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero, além de combater crimes homofóbicos.