João Pessoa
Feed de Notícias

Programação especial marca aniversário do patrono da FCJA

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 12:12 - Fotos:  Secom-PB

A Fundação Casa de José Américo (FCJA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, comemora, nesta quinta-feira (10), 126 anos de nascimento do seu patrono. Para marcar a data, será celebrada uma missa, às 17h, na Igreja Santo Antônio de Lisboa, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.

Ao longo dos 93 anos de vida, José Américo de Almeida honrou a Paraíba, através de um extenso currículo e de serviços prestados. Foi escritor, ministro, governador, senador e um dos responsáveis pela criação da Escola Politécnica de Campina Grande e a Universidade da Paraíba.

Natural de Areia, José Américo nasceu no Engenho Olho D´Água, formou-se em Direito. Escreveu diversas obras, sendo A Bagaceira, muito marcante no romance regionalista moderno. Faleceu em João Pessoa, no dia 10 de março de 1980. Seus restos mortais e o de sua esposa estão no mausoléu construído no pomar da FCJA, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.

Interessados em conhecer detalhes sobre o autor e a Fundação Casa de José Américo podem acessar o site www.fcja.pb.gov.br.