Fale Conosco

29 de abril de 2014

Programação especial marca aniversário de 20 anos do Cefor-PB



O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemora, nesta terça-feira (29), o aniversário da entidade, que completou 20 anos de atividades no último dia 11. A Programação começa, às 16h, no auditório da sede, localizada dentro do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, no bairro da Torre, em João Pessoa.

De acordo com as atividades, será realizada uma mesa redonda sobre “Os desafios da Educação Profissional na Concepção de Educação Permanente”, com o diretor geral do Cefor-PB, Volmir Brutscher; a diretora geral da Escola de Saúde Pública de Pernambuco, Célia Maria e o diretor do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde, do Rio Grande do Norte, Jorge Luiz de Castro.

A partir das 18h, várias autoridades convidadas falarão sobre a importância do trabalho do Cefor-PB, enquanto escola do Governo do Estado responsável por capacitações e qualificações de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS); em seguida, haverá o lançamento do blog ceforpb.wordpress.com e o pré-lançamento de três livros que serão utilizados como material didático do Centro: “Unidades Complementares”; “Complementação para Técnicos em Enfermagem” e “Curso Técnico em Vigilância em Saúde”. As comemorações serão encerradas com um jantar.

Além de ser responsável pelas capacitações dos trabalhadores do SUS, em nível técnico, o Cefor-PB também atua como gestor da “Educação Permanente” no Estado, que é a política de educação na Saúde, tendo sido aprovada na XII Conferência Nacional de Saúde e no Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Resolução CNS nº 353/2003 e da Portaria MS/GM nº 198/2004.

O Cefor-PB tem por responsabilidade formar e capacitar profissionais do SUS, enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional de cuidar dos usuários. No compromisso de buscar novos conhecimentos, promovendo o fortalecimento dos serviços de saúde, especialmente ao que se refere ao contexto sociopolítico estadual”, definiu o diretor geral, Volmir Brutscher.

Nesses 20 anos de história, o Centro Formador já realizou diversos cursos, entre eles, Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde; Técnico em Enfermagem; Técnico em Radiologia; Técnico em Vigilância em Saúde; Técnico em Hemoterapia; Auxiliar de Nutrição e Dietética. Ao longo desses anos, formou 17.816 estudantes/trabalhadores e possui 5.602 em formação.