João Pessoa
Feed de Notícias

Programação especial e inaugurações marcam 35 anos da Polícia Civil na Paraíba

quinta-feira, 18 de agosto de 2016 - 11:01 - Fotos:  Secom-PB

Começam nesta sexta-feira (19) as atividades alusivas aos 35 anos da Polícia Civil da Paraíba, comemorados no dia 21 de agosto. A programação acontece em João Pessoa, na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), situada às margens da PB-008, em Jacarapé, e em Campina Grande, com cursos para os policiais civis, além de homenagens e inaugurações. No dia 19 de agosto, também são celebrados três anos da nova sede da Acadepol.

Logo na abertura, a partir das 9h, no auditório da Academia haverá uma palestra sobre “Educação Financeira” com Guilherme Baía, que é administrador e pós-graduado em Finanças. A ideia é orientar os participantes sobre como viver em equilíbrio com as finanças pessoais. Dando continuidade ao evento, às 10h30 ocorre a abertura da semana da Polícia Civil, quando serão inauguradas a Galeria de ex-diretores da Acadepol, a Academia de Musculação e Clínica de Fisioterapia. Por fim, haverá o ato de descerramento das placas de formaturas de 1980-2014.

A programação festiva continua com um Torneio de Futebol, Tiro e Paintball no dia 20, encerrando com uma palestra na Central de Polícia Civil de Campina Grande no dia 22 às 10h, ainda com o consultor em finanças Guilherme Baía. As comemorações também servem para lembrar o dia do policial civil, que é comemorado no dia 21 de agosto.

Sobre a Acadepol – A Academia de Polícia Civil da Paraíba foi inaugurada no dia 19 de agosto de 2013 e é considerada uma das mais modernas do país, representou um investimento R$ 7 milhões. As estruturas entregues neste ano somam R$110 mil, na aquisição equipamentos e de novos ambientes no prédio.

Segundo o diretor da Acadepol, delegado Severiano Pedro do Nascimento Filho, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos policiais civis, bem como prevenir doenças relacionadas à atividade. Os recursos são frutos de convênio realizado entre a Secretaria de Segurança e Defesa Social e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Nestes três anos de atividade, a Acadepol capacitou 4.463 alunos. Foram realizados 209 cursos de capacitação, sendo que 41 turmas fora da sede da Academia, atendendo aos policiais das diversas regiões do estado. Dentre os cursos realizados, têm destaque o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE/2013), no qual foram recebidos alunos de quatro estados da Federação (RN, CE, PE e MT); Curso de Formação de Policiais Civis (2014); conclusão das três primeiras turmas de Pós-Graduação em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/2015) e o Curso de Investigação de Homicídios, pela Polícia de Miami (2016).

A Academia de Polícia Civil também atende outras instituições, em parceria ou colaboração, a exemplo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária, Tribunal Regional do Trabalho e Escola Superior de Magistratura.