Fale Conosco

11 de outubro de 2011

Programação especial dos Centros Sociais Urbanos marca o mês das crianças



Os 16 Centros Sociais Urbanos (CSU) – que oferecem durante todo o ano cursos profissionalizantes – programaram para este mês uma série de atividades lúdicas e recreativas para celebrar o Dia das Crianças. Cada uma das 16 unidades terá ao menos um dia de brincadeiras e a expectativa dos organizadores é atender 1.500 crianças.

Nesta quarta-feira (12), a partir das 8h, no CSU Calula Leite, no bairro do Geisel, em João Pessoa, cerca de 100 crianças da comunidade devem participar de torneio esportivo e gincana. Na sexta-feira (14), a partir das 7h30, o CSU Sinhara Sobreira, de Cajazeiras, oferecerá atividades a 80 crianças, numa programação que prevê oficinas, teatro e lanches.

“Direção e equipes dos centros programaram atividades com torneios esportivos, gincanas, oficinas e mostras culturais para as crianças. No final do mês, em parceria com outras secretarias do Governo do Estado, estaremos realizando o Dia de Recreação em João Pessoa e Campina Grande”, afirmou a coordenadora estadual dos CSU, Ana Paula Cavalcanti.

Criança na Câmara em Areia – O CSU Alice de Almeida, na cidade de Areia, realiza a “Semana da Criança brincando e fazendo arte”, com atividades para 250 crianças, em parceria com o Colégio Estadual João Coutinho. Na programação consta um concurso de redação e de desenho.

Durante esta semana, no CSU de Areia, a criançada também participará de oficinas de arte, teatro, música, dança, papel marchê e papel reciclado. Na segunda-feira (10), os pequenos participaram de um passeio cultural ao Museu da Rapadura e ao Orquidário. A programação no CSU de Areia se encerra no dia 28 com uma exposição artística e cultural no Colégio João Coutinho.

“Estamos trabalhando os direitos das crianças, fizemos palestras com os pais dos alunos e passamos de sala em sala para falar sobre o tema. No final, eles farão uma redação e desenhos e os três melhores trabalhos serão apresentados na Câmara Municipal. Os Centros Sociais Urbanos de Patos e Itabaiana estão com atividades programadas para o final deste mês”, disse a diretora do CSU de Areia, Ana Paula Gomes.

Monitoramento – Além das atividades recreativas desenvolvidas em outubro, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) está fiscalizando as ações realizadas nos municípios para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre as ações está a ampliação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), hoje presente em 210 municípios.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, a Paraíba tem avançado com a erradicação do trabalho infantil. “Entretanto, ainda temos crianças trabalhando – em torno de 70 mil – exercendo trabalhos que não condizem com sua idade. Esse é um problema moral que pode se traduzir também em problemas econômicos no futuro. Essas crianças, que deveriam estar estudando e se qualificando, estão perdendo tempo e daqui a 20 anos não atingirão certamente o potencial que poderiam almejar se estivessem na escola. Aqui na Paraíba estamos realizando diversos fóruns e ampliando o Peti, além da Rede de Proteção Social à família e às crianças. Essa é uma rede que envolve organizações, igrejas e universidades”, destacou.