João Pessoa
Feed de Notícias

Programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será definida

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 - 18:41 - Fotos: 
A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Estado foi discutida na tarde desta terça-feira (15) por representantes da Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana e de outros órgãos do Estado, a exemplo das Secretarias de Saúde, de Comunicação e de Planejamento, além da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e da Delegacia da Mulher. A reunião aconteceu no auditório da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

O Dia Internacional da Mulher, que este ano trará como tema “Mulher Paraibana – força da nossa terra”, é comemorado no dia 8 de março, mas como este ano a data coincide com o feriado de carnaval em todo o país, a ideia é adiar a abertura oficial da programação em homenagem às mulheres paraibanas para o dia 14 de março. Durante a solenidade, serão realizadas apresentações culturais e uma conferência, que terá como tema “Mais mulheres nos espaços de Poder: Uma questão da democracia”, apresentada pela Ministra Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

O objetivo é que a programação em homenagem às mulheres inclua atividades diárias também em outros municípios. Exibição de filmes para as servidoras públicas em todo o Estado, shows culturais e atividades nas regionais com apoio das gestoras seriam algumas dessas atividades realizadas no período de 15 a 31 de março deste ano. A previsão é que toda a programação seja concluída na próxima semana.

Segundo a Secretária Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, Irâe Lucena, o objetivo é unir todas as secretarias e órgãos das administrações indiretas do governo na tentativa de somar esforços e promover ações que viabilizem atividades que marquem as comemorações. “O Dia Internacional da Mulher é o momento em que nós homenageamos todas as paraibanas e chamamos a atenção dos gestores e autoridades competentes no sentido de se voltar para a igualdade de gênero.

 
O evento não é uma ação isolada da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e sim do Governo do Estado com o envolvimento de todas as secretarias, no sentido de destacar o direito e a importância das mulheres negras, quilombolas, índias, ciganas, servidoras e portadoras de deficiência. Dia que devemos lembrar, principalmente, de políticas públicas para diminuir a violência contra a mulher e da importância da Lei Maria da Penha”, enfatiza.