João Pessoa
Feed de Notícias

Programação do mês da mulher traz show de Ellen Oleria nesta quinta-feira

quinta-feira, 7 de março de 2013 - 17:37 - Fotos: 

O Governo do Estado, através das secretarias de Estado da Cultura e da Mulher e da Diversidade Humana, em programação alusiva ao Mês da Mulher traz hoje a João Pessoa o show da cantora brasiliense Ellen Oléria (vencedora do The Voice Brasil).

O evento começa às 20h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural (FUNESC), localizado no bairro de Tambauzinho, com entrada gratuita ou a doação espontânea de 1kg de alimento  para as vítimas da seca. O show ainda vai contar com as artistas campinenses Eloisa Olinto e Val Donato.

Durante todo o mês de março o governo fará mais de 50 atividades na capital e no interior do Estado para divulgar a campanha institucional de valorização e reconhecimento da mulher paraibana: “Paraíba Mulher Forte e de Valor”. Os eventos vão acontecer nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Santa Luzia, São José do Sabugi, Patos, Queimadas, Conde e Mulungu.

Entre as principais atividades está a capacitação para acolhimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias, feiras de artesanato e cidadania, elaboração de projetos, ações em defesa de mulheres presidiária e lésbicas, além dos shows.

Calendário de atividades – Nesta sexta-feira (8), Dia da Mulher, o Creas de Salgado de São Félix, em parceria com o município de Mogeiro, que é atendido pela unidade, realizará Feira Expositiva. Já em João Pessoa, os técnicos da Sedh terão acesso a uma palestra sobre o papel da mulher à frente das atividades que ocorrerá no Centro de Lazer Padre Juarez Benício (Cejube), localizado no Colinas do Sul.

Além dessas atividades, a Sedh programou feiras de artesanato, palestras, sobre os direitos da mulher, mostras e apresentações nos Centro Sociais Urbanos (CSUS). Os 20 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), coordenados pela Sedh, também estão oferecendo material didático com informações sobre o que fazer em casos de violência contra a mulher.

Ellen OlériaBrasiliense de 30 anos é cantora, música, compositora e atriz. Ellen foi criada no Chaparral, região de Taguatinga. Inicialmente interessada mais em instrumentos, começou cantando em coros de igreja, por influência dos pais. Iniciou a carreira de cantora aos 16 anos. Como atriz, formou-se em artes cênicas pela UnB, entre 2002 e 2007.

Com uma voz marcante, ela mistura bossa nova, funk, hip-hop, MPB, samba, soul, e poesia nas letras e melodias próprias. Atualmente, está produzindo seu segundo disco, e um DVD “Peça ao vivo”, com participação de GOG e Gerson King Combo. Em 2012, foi a vencedora do reality show musical The Voice Brasil (2012) apresentado pela TV Globo.

8 de MarçoDurante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada em 1910 na Dinamarca, a famosa ativista pelos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as tecelãs de Nova Iorque, que cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres.

Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Elas morreram asfixiadas. Em 1911, mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa. A partir daí, essa data começou a ser lembrada no mundo.