João Pessoa
Feed de Notícias

Programação de cursos vai contemplar no Trauma 600 profissionais da unidade

segunda-feira, 23 de novembro de 2009 - 10:06 - Fotos: 

Dentro da política de qualificação profissional implantada pela atual direção, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) promoveu um curso interno de ‘Qualificação dos profissionais de enfermagem’. A capacitação, que termina nesta segunda-feira (23) com as oficinas, foi direcionada a cerca de 150 enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no posto I e II, ou seja, na clínica médica masculina e feminina. As aulas práticas e teóricas foram ministradas no auditório Jussara Dantas, no próprio hospital.

O coordenador de enfermagem da Emergência, Urgência e do Acolhimento, o enfermeiro João Batista Rodrigues, que também é presidente da Educação Permanente do HT, explicou que o objetivo da realização dos cursos é a atualização dos profissionais. “Estes cursos visam oferecer, à equipe que compõe o Hospital de Trauma, conhecimento. Com isso, objetivamos prestar uma melhor assistência a todos os nossos usuários”, frisou o coordenador.

Durante três dias, de 20 a 23, sempre no período da manhã, foram abordados assuntos como: Humanização da Assistência de Enfermagem; Princípios éticos na Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem (S.A.E); Protocolo da Parada Cardiorespiratória e atribuição de cada integrante da equipe; Noções Básicas de Farmacologia; Organização do ambiente, prontuários e exames, além dos protocolos de banho no leito em pacientes graves, Administração de Dieta Enteral, Procedimentos Invasivos, entre outros. Ao todo, foram 40 horas/aula de curso. Todos os participantes vão receber certificados emitidos pelo próprio hospital. O curso teve a colaboração dos enfermeiros João Batista Rodrigues de Albuquerque e Patrícia da Cruz Araruna.

Programação - A direção do Hospital de Trauma vai realizar, até o fim deste ano, mais quatro cursos, onde serão reciclados cerca de 600 profissionais. No início de dezembro o alvo será a equipe que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) e Semiintensiva.  Em seguida, serão capacitados os profissionais da Urgência, Emergência e do Acolhimento. O terceiro curso será direcionado para o Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterelizado (CME) e encerrando a programação de 2009, um curso de qualificação para o setor de maqueiros, lavanderia e limpeza.

Programação:
Curso- ‘Qualificação dos profissionais de enfermagem’
Segunda-feira (23/11/2009)
08:30 – Interpretação de exames para Enfermeiro;
09:30 – Noções Básicas de Ventilação Mecânica Invasiva e Módulos Ventilatórios para Enfermeiros;
10:30 -  Assistência de enfermagem no pós-operatório mediato e mediato em Cirurgia Geral;
11:30 – Interpretação de Controle Hídrico;
12:30 – Protocolo de atendimento inicial ao paciente portador de HDA, intoxicação exógena, AVCI, AVCH e choques.

Assessoria de Imprensa do Hospital de Trauma