João Pessoa
Feed de Notícias

Programa Praça da Gente faz 21.070 atendimentos em Cuité

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 16:14 - Fotos: 
O Programa Praça da Gente, do Governo do Estado, está comemorando o resultado da sua sexta edição, que aconteceu no último dia 22 no município de Cuité, Curimataú paraibano. Foram realizados 21.070 atendimentos – mais do que o número total de habitantes do município (20.834) – nas áreas de saúde, cidadania, educação, justiça e lazer. Nos seis municípios por onde já passou, a Praça prestou um total de 129.159 serviços.

A coordenadora do programa, Marie Parente, disse que todas as expectativas foram superadas, desde a organização, humanização e rapidez na montagem da estrutura, até a qualidade no atendimento prestado aos usuários. “Devemos esse êxito aos nossos parceiros internos e externos que além do comprometimento com o programa, mostraram carinho e atenção aos usuários e aos colegas. A prefeitura de Cuité foi uma parceira imprescindível para que tudo desse certo”, afirmou.

Humanização – O Espaço da Oftalmologia obteve uma vitória no que diz respeito às filas. Sendo um dos serviços mais procurados, a equipe de coordenação elaborou um esquema para a distribuição das fichas de atendimento, que dispensaram as filas. As pessoas recebiam a ficha, observavam no painel improvisado o número do atendimento e esperam sentados ou aproveitavam para usufruir de outros serviços da Praça. Dessa forma, 310 pessoas puderam ser examinadas de forma ordeira, confortável e dinâmica. Foi diagnosticado que 307 delas precisavam de óculos e os deverão recebê-los em um mês.

Embora o programa tenha sido instalado na cidade de Cuité, ele não beneficiou apenas a população local, mas alguns moradores de municípios vizinhos também tiveram acesso aos serviços. Foram 10.456 atendimentos promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Prefeitura Municipal de Cuité, que inovou e disponibilizou um odontomóvel onde foram realizadas consultas, obturações e extrações dentárias. Também houve atendimentos em clínica geral, com registros de 71 consultas médicas e 54 encaminhamentos para exames.

Consultas – Os outros atendimentos de saúde foram: consultas de mastologia, dermatologia, oftalmologia e odontologia; orientações e palestras diversas; distribuição de preservativos; escovação, aplicação de flúor e distribuição de kits de saúde bucal; coleta de sangue e cadastros de medula; testes rápidos de Aids e glicemia; verificação de pressão arterial; aplicação de vacinas; exames para detecção de câncer de próstata; exibição de filmes educativos; emissão de Cartão SUS e outros.

Os órgãos parceiros realizaram 10.614 atendimentos, entre eles o casamento coletivo de 20 casais; 20 divórcios; orientações em horticultura e distribuição de sementes; noções de piscicultura e distribuição de alevinos; atividades de recreação; emissão de documentos (foram 301 carteiras de identidade, 280 carteiras profissionais, 133 registros de nascimento, 36 CPFs e 311 fotos para documentos); escovas e cortes de cabelos; atrações culturais com a participação de 234 artistas da terra e convidados; orientações para evitar acidentes e primeiros socorros; oficinas de brinquedos educativos e outros.

Parceiros – O programa é coordenado pela SES, que disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen, e tem como parceiros os seguintes órgãos: secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.
 

Assessoria de Imprensa da SES-PB