João Pessoa
Feed de Notícias

Programa Praça da Gente chega à cidade de Cajazeiras, neste sábado

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 17:24 - Fotos: 

O Programa Praça da Gente do Governo do Estado se instala neste sábado (5) no município de Cajazeiras, Alto Sertão paraibano, levando vários serviços de saúde e cidadania à população da região. O atendimento será feito a partir das 7h, na Praça das Oiticicas, no Centro daquela cidade. Em cinco unidades móveis e 25 tendas serão realizadas consultas médicas, coleta de sangue, cadastro para doação de medula óssea, palestras, exposições, orientações, cursos, exibição de filmes, distribuição de sementes, cortes de cabelo e outros serviços. Mais de 200 profissionais do Estado, de órgãos parceiros e da Prefeitura de Cajazeiras vão trabalhar no atendimento à população.

Em plena praça, 20 casais vão oficializar as suas uniões. Os casamentos fazem parte dos serviços de cidadania disponibilizados pelo programa, que oferece ainda, emissão de documentos pessoais, divórcios, averbações, boletins de ocorrência e orientações jurídicas, entre outros. O dia também será de lazer para a população, que vai poder assistir a apresentações musicais e artísticas. No ‘Espaço da Oftalmologia’ serão realizadas mais de 300 consultas, com direito a óculos de grau. Já no ‘Espaço Fique Sabendo’, as pessoas poderão fazer o teste rápido da Aids, que fica pronto em 15 minutos. No ‘Espaço Saúde Bucal’, crianças e adolescentes recebem aplicação de flúor, orientações sobre escovação e ganham kit com escova e creme dental.

Entre os outros serviços de saúde oferecidos no ‘Praça da Gente’ estão consultas em clínicas de mastologia e dermatologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.

Mais de 40 mil atendimentos – Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Programa Praça da Gente foi lançado no dia 31 de outubro em Guarabira e já passou também por Patos, somando 42.308 atendimentos nos dois municípios. Para o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, o programa tem um efeito educativo importante, ao conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar a prevenção e o tratamento para diversas doenças.

“Temos um programa parecido aqui no município e a gente percebe, pelas estatísticas, que quando se concentra vários atendimentos num único local, os efeitos são maiores. Quando o Estado vai ao encontro do cidadão, temos um efeito educativo e multiplicador da consciência da educação em saúde, porque aquela pessoa que vai buscar o serviço, também acaba convencendo outras a fazer a mesma coisa”, disse.

Serviços – O programa é coordenado pela SES – que disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen – e conta com serviços das secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB