João Pessoa
Feed de Notícias

Programa ‘Paraíba Unida pela Paz’ é apresentado a alunos da UEPB

quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 17:01 - Fotos: 

O programa Paraíba Unida pela Paz foi apresentado nesta quarta-feira (24) aos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o I Seminário Multidisciplinar de Relações Internacionais, realizado no Campus V, em João Pessoa. O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, participou da mesa que teve como tema ‘Estratégias de segurança negativa – diminuição da violência direta’.

Na ocasião, Cláudio Lima mostrou aos professores e alunos presentes o novo modelo de gestão adotado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social desde 2011 e que resultou na redução de 8,21% dos Crimes Violentos Letais Intencionais no Estado no comparativo entre 2012 e o ano anterior. Ainda realizaram palestras o tenente coronel da Polícia Militar, Júlio César, e o capitão Vinícius Lima. O assunto foi o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Seds, criado em 2011 para produzir análises criminais com bases estatísticas colhidas por esse setor, do qual ambos fazem parte. Já o tema da Polícia Comunitária foi abordado pelo coronel Marcos Alexandre Sobreira, coordenador adjunto do Estado Maior Estratégico da PM.

Para o coordenador da mesa, professor Paulo Kuhlmann, as apresentações foram uma oportunidade para os alunos discutirem os conceitos de segurança, inclusive a humana, que envolve a figura dos indivíduos e da comunidade. “As pessoas sentem a segurança ou sofrem com a insegurança e devem perceber que não só o Estado, mas também a sociedade, as organizações não governamentais e os movimentos sociais devem se integrar para fortalecer a segurança pública”, afirmou o professor.

Já o coordenador adjunto do curso de Relações Internacionais, professor Filipe Reis Melo, ressaltou que a ideia é que os seminários aconteçam anualmente. Na opinião do coordenador, a presença de representantes da Secretaria da Segurança no meio acadêmico é muito positiva, já que representa a concretização de parcerias entre a universidade e os agentes de segurança pública. “Temos ao mesmo tempo o lado de quem pensa segurança pública, desenvolvendo pesquisas científicas, e também quem está na prática, vivenciando o trabalho, e as questões relacionadas a essa área”, frisou.

O seminário acontece até esta sexta-feira (26) e é organizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais.