João Pessoa
Feed de Notícias

Programa Palma Resistente chega ao Vale do Piancó

sexta-feira, 8 de março de 2013 - 10:36 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), por meio do Programa Palma Resistente, distribui nesta sexta-feira (8), na cidade de Piancó, cerca de 120 mil raquetes de palma forrageira resistente à praga da cochonilha do carmim. A entrega será no Parque de Exposição Euzir Matos, beneficiando aproximadamente 200 agricultores familiares.

A ação contempla produtores rurais de outros 19 municípios da região: Aguiar, Boa Ventura, Curral Velho, Conceição, Catingueira, Diamante, Emas, Ibiara, Itaporanga, Nova Olinda, Igaracy, Olho D’agua, Serra Grande, São José de Caiana, Santa Inês, Santana dos Garrotes, Santana de Mangueira e Pedra Branca.

“Esse programa é um alento ao produtor rural neste período de estiagem. Além de salvar o rebanho, será desenvolvida uma cultura resistente da palma no nosso Estado”, comenta o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

A ação é desenvolvida com o apoio da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), e os gestores municipais. “O processo de logística, cadastramento e cruzamento de demandas está sendo feito pelos técnicos da Sedap e das empresas vinculadas”, acrescenta Marenilson Batista.

Também nesta sexta-feira (8) e no sábado (9), o Programa entrega cerca de 140 mil raquetes em Água Branca, beneficiando os municípios de Manaíra, São José de Princesa, Princesa Isabel, Tavares, Juru, Imaculada, Matureia, Teixeira, Desterro e Cacimbas.

O programa Palma Resistente vai distribuir, em sua primeira etapa, cerca de 4,5 milhões de raquetes de palma resistente aos produtores rurais. Até agora já houve entregas em Campina Grande, Remígio e Monteiro, beneficiando mais de 40 municípios.