João Pessoa
Feed de Notícias

Programa oferece abatimento em viagens intermunicipais

sábado, 4 de fevereiro de 2012 - 13:36 - Fotos: 

O programa “Paraíba Integrada” tornou a Paraíba o primeiro estado do país a realizar a integração entre os ônibus que fazem viagens intermunicipais. O programa, de autoria do Governo do Estado e operacionalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), teve início em maio de 2011 e beneficia centenas de passageiros por mês. Somente em janeiro passado, foram 910 pedidos de integração entre as cidades de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

O programa favorece o passageiro que necessita trafegar em dois trechos para chegar ao seu destino final. Ou seja, ele paga o primeiro trecho de forma normal e, na hora de comprar o bilhete do segundo trecho, pede a integração, o que lhe garante um desconto de 50%. Dessa forma, o passageiro troca gradativamente o transporte clandestino pelo transporte público de qualidade, o que lhe traz economia e segurança.

Com o programa, ocorreu um aumento significativo de passageiros que utilizam o transporte público como meio principal de deslocamento entre cidades – tendo em vista que, nos últimos dez anos, o terminal rodoviário de João Pessoa teve diminuição de 50% no movimento. Entre 3 de maio de 2011 e 31 de dezembro de 2011, foram feitas 3.690 integrações.

Como é – A integração é feita por meio de um sistema que interliga as cidades e as empresas de ônibus a um único banco de dados, no qual é formulada a integração com eficiência e rapidez na confecção do bilhete que dá direito ao desconto. Esse sistema é operacionalizado pelo DER-PB e pela empresa V-Soft.

O “Paraíba Integrada” incentiva a melhoria e a modernização da frota de ônibus, além de garantir maior movimentação de passageiros. O programa também cria novas linhas, junto com o programa de recuperação de estradas “Caminhos da Paraíba.”

Aceitação – O programa teve boa aceitação por parte dos passageiros e também das empresas de transporte – e já é possível notar que aumentou a utilização do transporte público intermunicipal, com menos de um ano de funcionamento.

Em todo o Estado, foram instalados nove postos de atendimentos, todos nos terminais rodoviários de passageiros, sendo dois em João Pessoa, dois em Campina Grande e um nas cidades de Cajazeiras, Sousa, Patos, Itabaiana e Guarabira. Conhecidos como “totem”, os equipamentos estão instalados nos setores de desembarques dos terminais.

A coordenação do “Paraíba Integrada” lembra que, para que o usuário do transporte coletivo intermunicipal tenha direito à meia passagem, é necessário que, ao comprar o bilhete, avise que quer integrar, informando a origem e o destino. Só assim o sistema poderá emitir o bilhete térmico, que valida sua integração.

Entre 3 de maio e 31 de dezembro de 2011