Fale Conosco

18 de janeiro de 2016

Programa Missão Pedagógica no Parlamento inscreve até a próxima quinta-feira



As inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento estão abertas até a próxima quinta-feira (21). Trata-se de um programa de capacitação gratuito em educação pela democracia, voltado para professores, orientadores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e foi o primeiro programa destinado a professores da rede pública realizado pelo Legislativo no âmbito federal. Em 2016, o programa está indo para sua 6ª edição e busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.

Para participar do programa os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. São disponibilizadas 216 vagas preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por Estado e Distrito Federal. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por Estados e DF, serão convocados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento.

Os convocados participarão de uma intensa semana de formação, em Brasília, e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprenderão e socializarão saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecerão de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. As despesas para participação no encontro em Brasília serão custeadas pela Câmara dos Deputados.

Para participar do processo seletivo, dentre outros requisitos, o interessado deve atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os alunos.

Os participantes que concluírem com êxito o programa serão certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados em 120 horas. Para se inscrever no programa e saber mais acesse www.camara.leg.br/missaopedagogica.