João Pessoa
Feed de Notícias

Programa leva à população serviços nas áreas de saúde, cidadania, cultura, lazer e educação

quinta-feira, 11 de março de 2010 - 18:41 - Fotos: 
A última edição do Programa Praça da Gente realizou 18.941 atendimentos, no último final de semana, em Monteiro, distante 319 quilômetros de João Pessoa. Dessa vez, o evento marcado só para o sábado foi estendido até o domingo para atender a demanda do Espaço da Oftalmologia, que fez 610 consultas. A população desfrutou ainda de serviços na área de saúde, cidadania, cultura, lazer e educação, distribuídos em 32 tendas armadas na Avenida José Galdino da Silva, no Centro da cidade, além de seis unidades móveis e um palco. Até agora, o programa realizou 108.089 atendimentos.

O espaço da coordenação do evento foi o mais visitado com 2.156 registros de atendimentos. “As pessoas nos procuram para pedir informações e de lá elas são encaminhadas para os setores específicos”, acrescentou Marie Parente, coordenadora geral do programa. Em segundo lugar ficou o estande da Polícia Cidadã, com 1.711 atendimentos, incluindo orientações sobre prevenção às drogas, dicas de segurança e exposição de equipamentos. Ocupando o terceiro lugar, vem o Espaço da Saúde Bucal da SES que contabilizou 1.680 atendimentos para os serviços de escovação, flúor e orientação odontológica.

O quarto serviço mais procurado foi da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB), que está inserido no espaço Meio Ambiente e Agricultura, com 1.428 registros, entre distribuição de sementes (200), distribuição de mudas (300), degustação de alimentos naturais (864), distribuição de cestas com produtos hortifrutigranjeiros (4) e palestras (60).

Em seguida, aparece o espaço Vigilância Ambiental totalizando 1.230 atendimentos com exposição de insetos (1.080), demonstração de desinfecção de caixa d’água (50) e distribuição de hipoclorito (100). O serviço de oftalmologia ficou em sexto lugar com 1.225 atendimentos, entre consultas (610), assistência farmacêutica (8) e distribuição de óculos/lentes (607).

Criança na Praça – Nesta quinta edição do Programa Praça da Gente, uma das novidades foi o Espaço Criança, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). Lá as crianças viajaram pelo mundo da imaginação em uma fábrica de brinquedos populares montada no local.

“Com material reciclável as crianças confeccionaram na hora os brinquedos e levaram para casa tudo o que produziram. Assim, elas aprenderam a proteger a natureza através da reciclagem e se divertiram com a produção dos brinquedos”, acrescentou Marie Parente. Ao todo foram registrados 318 atendimentos a crianças neste espaço.

Os pequenos ainda podiam encontrar diversão no espaço Leitura e Lazer da Secretaria de Estado Juventude Esporte e Lazer (Sejel), que ofereceu uma câmara elástica (pula-pula), jogos e recreação, totalizando 620 atendimentos.

O programa começou em outubro do ano passado na cidade de Guarabira. O evento vem ocorrendo a cada 15 dias e passou pelos municípios de Patos, Cajazeiras, Princesa Isabel e Monteiro, totalizando 108.089 mil atendimentos realizados.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB, com fotos de Robério Gadelha