Fale Conosco

26 de maio de 2014

Programa itinerante do Hospital Regional de Cajazeiras realiza mais de 5 mil atendimentos



O Programa Hospital Regional de Cajazeiras itinerante já realizou, em oito meses, 5.213 atendimentos em vários municípios daquela região, onde os profissionais de saúde agilizam pequenas cirurgias; realizam procedimentos ambulatoriais; consultas para população masculina (saúde do homem); tipagem sanguínea; testagem rápida para sífilis  HIV e hepatites; avaliação e agendamento para cirurgias eletivas; orientações sobre aleitamento materno e doação de leite; serviços de ouvidoria; orientações sobre acolhimento com classificação de risco da UPA e 9ª Gerência.

A ação é fruto de uma parceria entre o Hospital, as Secretarias Municipais de Saúde da 9ª Região de Saúde, a Gerência Regional e a Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras (UPA). A diretora geral do Hospital Regional de Cajazeiras, Maura Sobreira, explicou que o Programa começou em setembro de 2013 para atender as demandas de pequenas cirurgias dos municípios que ficavam aguardando agendamento para o Hospital. “A realização de pequenas cirurgias de forma descentralizada impactou na redução dessas demandas no Hospital”, comemorou.

Para a coordenadora do Programa, Elvira Uchoa, o sucesso desta ação é a união entre os serviços em prol da saúde da comunidade. “O sucesso deste Programa é fruto da articulação dos serviços, da mobilização junto ao Orçamento Democrático e da adesão dos municípios que vem contribuindo para efetivação das ações junto à população”, disse. 

De acordo com a agenda do Programa, os próximos atendimentos itinerantes serão no dia 30 de maio, em São José de Piranhas; dia 6 de junho, em Triunfo; dia 24 de julho, em Joca Claudino e em seguida, em Engenheiro Ávidos, que falta definir a data.

Atendimentos por localidades:

 

Bairro São Francisco em Cajazeiras – 582 atendimentos

Bairro Cristo Reis – Cajazeiras – 464 atendimentos

Comunidade Gravatá – São João do Rio do Peixe – 675 atendimentos

Bom Jesus – 754 atendimentos

Várzea da Ema – Santa Helena – 743 atendimentos

Cachoeira dos Índios – 523 atendimentos

Poço José de Moura – 802 atendimentos

Poço Dantas – 670 atendimentos

 

Total – 5.213