Fale Conosco

6 de janeiro de 2017

Programa Gira Mundo é tema de programa da Rádio Tabajara FM neste sábado



O programa Gira Mundo, edição Finlândia, será tema do programa radiofônico Espaço Ecológico, da Rádio Tabajara, às 8h, deste sábado (7). Um dos participantes do intercâmbio, o professor Luís Henrique de Melo, será entrevistado no programa. Ele é professor de biologia na Escola Estadual Sesquicentenário, em João Pessoa, e esteve na Finlândia num grupo de 20 docentes da rede estadual de ensino.

No programa, o professor Luís Melo vai falar sobre a seleção dos paraibanos que participaram do Gira Mundo, sobre as impressões em torno da cultura finlandesa e como o conhecimento adquirido no intercâmbio está sendo aplicado nas escolas da Paraíba. “Eu gostei muito do estímulo de trabalho com a autoestima do aluno e com a cultura de respeito e autonomia que é dada aos estudantes na Finlândia”, declarou.

Segundo ele, além de destacar as competências dos alunos, existe uma valorização muito grande do que é público naquele país e o ensino está dentro desse objetivo. “Existe uma valorização social muito grande do profissional em educação”, revelou. No momento, a rede estadual está no período de férias escolares. “A aplicação do que aprendemos na Finlândia está acontecendo com planejamento, elaboração de material para capacitação e workshops”, disse o professor Luís Melo. “Existem várias áreas de atuação dos projetos de desenvolvimento e a minha será na área de empreendedorismo social”, destacou.

Programa Espaço Ecológico - Com 12 anos de existência, o Programa Espaço Ecológico leva ao ar mensagens educativas, prestação de serviço, dicas ecológicas, poesias ecológicas, crônicas e entrevistas com pessoas ligadas ao meio ambiente. O programa é veiculado todo sábado, das 8h às 9h, na rádio Tabajara FM 105.5, e pode ser escutado ao vivo, também, pela internet.

Gira Mundo - O programa Gira Mundo é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Em 2016, foram enviados 20 professores para a Finlândia, além de 50 alunos e três professoras para um intercâmbio no Canadá. Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, tanto na edição canadense, voltada para estudantes e lançada no início deste ano, quanto na edição finlandesa, destinada aos professores.