Fale Conosco

21 de maio de 2018

Programa Gira Mundo é reconhecido como experiência exitosa em evento internacional



programa gira mundo reconhecido em evento internacional (5)O programa Gira Mundo foi apresentado como experiência exitosa no III Fórum Internacional pela Cidadania Global, realizado no Panamá, que teve como objetivo reunir diversas experiências de educação global e intercultural na América. A apresentação do programa foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Estudantil e coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, que representou o Brasil e a Paraíba.

O evento, realizado quinta-feira (17), destacou as “Competências Globais: Nosso Futuro, Nossa Responsabilidade” e foi promovido pela AFS Intercultural Programs. “Foi uma oportunidade muito rica de trocar experiências e conhecer outros programas educacionais desenvolvidos nas Américas, como os programas da Argentina, Panamá e Costa Rica”, destacou Tulhio Serrano.

Associações nacionais de Programas Interculturais do AFS nos países da Região Latinoamericana participaram do evento internacional, que contou com especialistas e autoridades educacionais, em conjunto com organizações civis e voluntárias, para analisar, discutir e promover a educação para a cidadania global como eixo fundamental para o desenvolvimento de competências essencial para o novo milênio na região.

O evento reuniu representantes dos Ministérios da Educação da América Latina, diretores de escolas públicas e privadas na área metropolitana da Ciudad de Panamá, diretores de escolas e representantes de grupos educacionais da América Latina, delegados de organizações AFS na América Latina além de representantes do gabinete do Ministério da Educação do Panamá e especialistas em educação para cidadania global e educação intercultural.

Os participantes do fórum tiveram a oportunidade de conhecer como as competências globais são fomentadas nas escolas do Panamá e na região do Caribe. No fórum também foi destacada a importância da Educação para a Cidadania Global, identificando as competências específicas e habilidades interculturais que são necessárias no século XXI e por que o desenvolvimento dessas competências deve ser incentivado em nossos sistemas educativos.

AFS Intercultural Programs – Antigo American Field Service, a AFS é uma organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1915, que pretende ajudar a construir um mundo solidário por meio do intercâmbio cultural entre os povos. Está presente em mais de 50 países e é a maior e mais antiga organização de intercâmbios para jovens do mundo.