João Pessoa
Feed de Notícias

Programa Gira Mundo do Governo do Estado é tema de dissertação da Universidade Federal da Paraíba

segunda-feira, 10 de abril de 2017 - 16:33 - Fotos: 

A professora da Escola Estadual José Batista de Melo, localizada no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa, Ketlen Oliveira Estevam da Silva, defendeu a dissertação de Mestrado  intitulada “Sala de aula invertida: um relato de experiência de tutorial do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Canadá”. A apresentação ocorreu nesta segunda-feira (10), no prédio da Reitoria, no Campus I da UFPB, na Capital, e contou também com a participação da secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

Para a secretária Roziane Marinho, a vivência da experiência pedagógica pela professora Ketlen Oliveira, por meio do programa Gira Mundo, é de grande importância. “Poder transformar essa experiência num trabalho acadêmico, de pesquisa, agrega dois valores: o de natureza profissional e o valor de natureza acadêmica, no sentido de contribuir com outros professores, à Academia e aos demais professores da rede estadual”, afirmou a secretária.

A professora Ketlen falou da experiência do trabalho de tutoria do programa Gira Mundo, do qual participaram 50 alunos da Rede Estadual num intercâmbio no Canadá, no período de agosto/2016 a fevereiro/2017. Ela apresentou sua dissertação de Mestrado em Linguística e Ensino e trabalhou a metodologia de sala de aula invertida na tutoria do programa durante a preparação para o intercâmbio dos alunos.

Ela ressaltou que se sentiu atraída pela metodologia implantada no programa e a partir daí surgiu o interesse pelo tema. “Por ser uma atividade de ensino-aprendizado focado no aluno e não mais no professor, que passou a ter um papel de guia nesse processo, considero muito interessante participar e ver na prática, trabalhar dinâmica de sala de aula”, explicou Ketlen Oliveira.

A mestranda é professora de Inglês e já trabalha com a metodologia aplicada no projeto Gira Mundo em sala de aula. “O Gira Mundo foi muito importante para que eu pudesse desenvolver uma aula de qualidade, visando atender a necessidade do aluno. Foi maravilhoso participar dos dois programas: do Gira Mundo Canadá como tutora, e do Gira Mundo Finlândia, como intercambista, que deu a oportunidade a 20 professores da rede estadual fazer um intercâmbio de oito semanas naquele país”, enfatizou.