Fale Conosco

26 de setembro de 2012

Programa Estadual de Políticas sobre Drogas integra 6ª Primavera dos Museus



O Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD) está participando das atividades relativas à 6ª Primavera dos Museus, projeto nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, que este ano tem como tema a “Função Social dos Museus”, está sendo promovido pela Fundação Ernani Sátyro (FUNES), localizada na cidade de Patos, há 307 km da Capital.

Na manhã desta terça (25), foi realizada a abertura das atividades, com uma palestra ministrada pela gestora interina do PEPD, Ana Cristina Ouro, para alunos da Escola Cristo Rei. Ela falou sobre as ações de prevenção às drogas desenvolvidas pelo programa no Estado, como também sobre os tipos de entorpecentes e os efeitos no corpo humano.

De acordo com o diretor de programação cultural da FUNES, Severino Amâncio de Moraes, é importante levantar a temática das drogas pela sua abrangência e preocupante crescimento, especialmente entre os jovens. “Delineamos uma programação durante a semana com diversas atividades, a exemplo de visitas itinerantes, mostras, exibição de filmes, etc., na tentativa de sensibilizar, sobretudo os jovens do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade”, afirmou.

Um grupo de 20 jovens portadores de necessidades especiais do Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Benigna participou do primeiro dia de atividades. A professora do educandário, Silvânia Lucena, ressaltou a importância da inclusão dos adolescentes nas ações de prevenção às drogas promovidas durante o evento. “Nossos alunos são especiais e a inclusão é muito importante. Eles aproveitaram e tiveram informações a mais para que consigam saber dizer não às drogas”, concluiu.

O coordenador de ações culturais do PEPD, Ely Porto estará realizando palestras itinerantes de conscientização sobre drogas nesta quarta (26) e quinta (27), respectivamente, em escolas públicas e privadas da cidade. A programação se estende até a próxima sexta (28) quando será proferida uma palestra educativa com o professor e policial federal aposentado, Deusimar Guedes.

As atividades que integram a programação da 6ª Primavera dos Museus ocorrem simultaneamente em todos Estados brasileiros.