João Pessoa
Feed de Notícias

Programa Escuta nas Escolas finaliza reuniões com gestores da 1ª GRE

terça-feira, 14 de junho de 2016 - 17:49 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta terça-feira (14) a última reunião do programa Escuta nas Escolas com os gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE). O programa, que objetiva ouvir a demanda das escolas e agilizar a resolução dos problemas encontrados, teve início em abril, ouvindo os gestores da 1ª GRE. Os gestores foram recebidos pelo secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, e pela gerente da 1ª GRE, Wleika Quirino.

Este é o quarto encontro com gestores, resultando na escuta de mais de 190 diretores. “Este projeto teve início juntamente com a nossa vontade de melhorar o processo de resolução dos problemas encontrados nas nossas escolas. Por meio desta escuta e pela continuidade e acompanhamento das demandas trazidas aqui, pelos gestores, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) toma conhecimento dos problemas e agiliza a solução necessária”, destacou o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade.

Demandas – Antes de iniciar a reunião, os gestores preenchem um formulário detalhando as principais demandas das suas escolas. Estas informações serão acompanhadas pela equipe do programa e pelo próprio secretário. As demandas vão desde problemas estruturais, falta de funcionários, alimentação, fardamento, material didático, conselho escolar, transportes, salários, repasse de verbas e segurança dentro e no entorno da unidade de ensino.

“O próximo passo será a disponibilização de um call center para atender todas as escolas. As demandas serão levantadas e repassadas para cada setor responsável da SEE. O grande diferencial dessa iniciativa é que o secretário vai tomar conhecimento das fragilidades de cada escola”, explicou a assessora pedagógica do Programa, Verônica Fragoso.

Acompanhamento – O programa Escuta nas Escolas vai monitorar todas as escolas e conta atualmente com dois profissionais que, por meio de ligações telefônicas rotineiras, acompanham o dia-a-dia das unidades de ensino. Em seguida, os gestores são chamados para uma reunião na qual preenchem um formulário online específico, respondendo uma série de perguntas da área, e, desta forma, são obtidas informações cruciais para o funcionamento correto das escolas.

A gerente da 1ª GRE, Wleika Quirino, agradeceu a oportunidade dos gestores da 1ª GRE terem estado com o secretário, contando a realidade de cada instituição de ensino e sendo auxiliados na resolução dos pequenos e grandes problemas. “Esta oportunidade é única de estar diante do secretário, contando o que acontece dentro das escolas, passando suas demandas, pois educação se faz assim, ouvindo quem está na ponta, ou seja, dentro das escolas”, destacou Wleika Quirino. Outras reuniões acontecerão periodicamente em todas as 14 GREs do Estado da Paraíba.