João Pessoa
Feed de Notícias

Programa do Governo do Estado vai estar em Monteiro, no Cariri

segunda-feira, 1 de março de 2010 - 18:47 - Fotos: 
O número de atendimentos na última versão do Programa Praça da Gente, do Governo do Estado, superou a população de Princesa Isabel. Isso é o que revela o balanço realizado pela coordenação do programa, em relação aos trabalhos executados no último dia 20. Foram 22.572 atendimentos de saúde e cidadania realizados naquele município do Sertão paraibano, que conta com 20.017 habitantes.

É que os serviços atraíram moradores de outras cidades da região, com o que o número de assistências em quatro localidades por onde o Praça da Gente já passou chega a 89.148. No próximo sábado (6), o programa se instala no Centro de Monteiro, no Cariri paraibano.

A coordenadora Marie Parente disse que o resultado surpreendeu toda a equipe. “Princesa foi o menor município pelo qual o programa passou até agora. Mesmo assim, conseguimos o maior número de atendimentos. Avaliamos que isso se deve ao apoio e à mobilização feita pela Prefeitura de Princesa Isabel junto aos municípios da região, e também ao fato do programa estar se tornando mais conhecido dos paraibanos”, disse.

Serviços – Tanto os princesenses quanto os habitantes de municípios vizinhos, como Tavares e São José de Princesa, usufruíram dos serviços oferecidos na praça. Foram 11.807 atendimentos de saúde, entre consultas (de oftalmologia, mastologia e dermatologia), orientações, palestras, distribuição de preservativos, escovação e aplicação de flúor, coleta de sangue, testes rápidos de Aids e glicemia, verificação de pressão arterial, aplicação de vacinas e exame para detecção de câncer de próstata e outros.

Os órgãos parceiros realizaram 10.765 atendimentos, entre distribuição de mudas e sementes, atividades de recreação, casamento coletivo de 13 casais, emissão de documentos (foram 464 carteiras de identidade, 262 profissionais, 107 registros de nascimento, 42 CPFs e 41 cartões SUS), boletins de ocorrência, cortes de cabelo e escovas e outros.   

Em Monteiro – A estrutura do Programa Praça da gente deverá começar a ser montada na cidade de Monteiro na próxima quinta-feira (4). Os atendimentos serão realizados no sábado (6), na Avenida José Galdino da Silva, entre as praças Nilo Feitosa e João Pessoa. O município possui 31.100 habitantes e é sede da 5ª Gerência Regional de Saúde, formada por 22 municípios.

Parceiros – O programa é coordenado pela SES, que disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen, e tem como parceiros os seguintes órgãos: secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer, mais Casa Civil do Governador, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Emater, Empasa, Emepa, Funesc, Detran, Cagepa, DER, Cendac, Codata, Ouvidoria Pública, Defensoria Pública, Rádio Tabajara, Jornal A União, INSS, Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB