João Pessoa
Feed de Notícias

Programa do Artesanato da Paraíba leva artesãos paraibanos à FNA

quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 14:49 - Fotos: 

Quarenta artesãos paraibanos vão apresentar seus produtos na 22ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA), que será realizada no Centro de Exposições George Norman Kutova (Expominas), em Belo Horizonte, capital mineira, de 22 a 27 deste mês.

O evento é considerado o segundo maior do segmento no Brasil na área de varejo. Entre os trabalhos produzidos pelos artesãos da Paraíba estarão peças feitas de madeira, renda, bordado, labirinto e cerâmica. A expectativa é que cerca de 180 mil pessoas passem pela feira.

A FNA faz parte do Calendário Brasileiro de Exportações e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Nela, o artesanato paraibano será apresentado em dois estandes: um comportará 20 artesãos e outro, 15. Um dos espaços foi cedido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é vinculado ao MDIC. Já o outro foi adquirido pelo Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e oferecido aos produtores.

“Além disso, temos ao menos cinco artistas paraibanos que já expandiram seus negócios e, de forma independente, decidiram apresentar suas peças em estandes próprios”, explicou Ladjane Barbosa, coordenadora do Programa do Artesanato da Paraíba, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.

Todos os artesãos paraibanos que participarão do evento integram o Programa de Artesanato da Paraíba, criado pelo governo estadual em 2003. Por meio do programa, os artesãos recebem apoio governamental, no sentido de integrá-los em feiras e eventos, além de manter contatos, para favorecer as vendas durante todo o ano.

Segundo Ladjane Barbosa, as expectativas para a participação paraibana na FNA são as melhores: “Acredito que os artesãos presentes na feira vão conseguir gerar grandes negócios, por se tratar de um evento importante, consolidado, que conta com lojistas de todo o Brasil e os melhores produtos”, destacou.

Em Brasília – Logo após a Feira Nacional de Artesanato, os artesãos paraibanos serão representados em Brasília, durante a Feira de Artesanato e Renda (Renda-se).

O evento, que acontece de 1º a 4 de dezembro, contará com a participação de duas rendeiras paraibanas. O Estado foi um dos quatro escolhidos pelo MDIC para expor peças na Renda-se.