João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Políticas sobre Drogas participa do projeto Amigos da Escola

sexta-feira, 25 de março de 2011 - 18:22 - Fotos: 
As ações desenvolvidas pelo Programa Estadual de Política sobre Drogas (PEPD/PB) vão ser apresentadas neste sábado (26), dentro do Projeto Amigos da Escola, desenvolvido pela Rede Globo. A Mestra em Psicologia Social do programa, Cristina Oliveira, vai representar o Gestor do Programa, Pastor João Filho, nas atividades do evento, que acontece a partir das 8h, na Escola Estadual Papa Paulo VI, localizada no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa.

O programa foi criado em abril do ano passado e já posicionou a Paraíba entre os primeiros estados brasileiros a implantar um Centro de Atenção Psicossocial destinado a acolher dependentes de álcool e outras drogas (Caps AD III), com atendimento 24 horas. Mais de oito mil paraibanos já foram capacitados através do programa, entre educadores, lideranças comunitárias, políticas e religiosas, sobre como prevenir e enfrentar o consumo de substâncias psicoativas.

O Amigos da Escola tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica, estimulando o envolvimento de profissionais, alunos, familiares, comunidade e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola e de seus funcionários junto à comunidade.

É um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada, que utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários.

O Amigos da Escola é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.