João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Políticas sobre Drogas busca parcerias com Governo Federal

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 11:15 - Fotos: 

O coordenador do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), pastor João Pereira Gomes Filho, já iniciou contatos com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com o objetivo de viabilizar parcerias e convênios para o PEPD/PB, tanto na prevenção e combate às drogas, como para a reabilitação e reinserção social de dependentes químicos. O pastor João Filho está agendando uma visita ao Secretário da Senad, Pedro Abramovay, em Brasília, visando consolidar uma interação permanente com a Secretaria Nacional.

No contato, o coordenador do PEPD/PB comunicou ao novo secretário da Senad, Secretaria que passou a ser vinculada ao Ministério da Justiça, a implantação do Sistema Estadual de Políticas Sobre Drogas (SEPD) no Estado da Paraíba, criado pelo Decreto Estadual de nº 31.850, de 10 de dezembro de 2010.

O Sistema conta com a reestruturação do Conselho Estadual de Entorpecentes, que passa a ser chamado Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEAD), adaptando-se à nova nomenclatura utilizada no país e às várias modificações necessárias.

O SEPD inclui como meta a integração entre as políticas públicas sobre drogas realizadas pelos órgãos do Poder Executivo Estadual, assim como o investimento em alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais, entre outras, como forma de inclusão e melhoria da qualidade de vida. Também tem o papel de estabelecer a formação continuada na área de prevenção ao uso de substancias químicas, para profissionais de educação nos três níveis de ensino, a fim de que eles possam agir como multiplicadores.