Fale Conosco

23 de julho de 2009

Programa de Piscicultura vai beneficiar 700 produtores



A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) vai distribuir nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), 300 mil alevinos de tilápia e tambaqui nos municípios de Cajazeiras e Gurjão, respectivamente, para atender a 300 pequenos produtores e piscicultores artesanais. Com isso, a estatal atinge nesta gestão a entrega de quase 1,2 milhão de alevinos, beneficiando mais de 700 pessoas que se enquadram no perfil do programa.

As atividades do Programa Estadual de Piscicultura, executado com a participação da secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, começam às 7h no Parque de Eventos da Prefeitura Municipal (Xamegão), centro de Cajazeiras, atendendo produtores e piscicultores com 150 mil alevinos, além dos municípios de Cachoeira dos Índios (30 mil) e Triunfo com 20 mil.

O presidente da Empasa, Germano Targino, lembrou que em Gurjão, a estatal vai participar da ‘’Feira Bode na Rua com um estande, onde mostrará ao público os programas que a empresa desenvolve. Na oportunidade, a partir das 7h, fará a distribuição de 100 mil alevinos. “Por orientação do governador José Maranhão, a Empasa cumpre o trabalho de ofertar alevinos a fim de incrementar a produção de pescado nos mananciais da Paraíba, além de garantir na mesa das famílias um alimento altamente protéico”, destacou.

Na ‘Festa do Bode na Rua’ em Gurjão, a entrega de alevinos será feita pelo diretor de Operações da Empasa, José Tavares Sobrinho.

De acordo com o engenheiro de Pesca e chefe da divisão de Piscicultura do órgão, Celso Duarte, considerando a sobrevivência mínima de 20% depois de um ano, a Paraíba terá um incremento de 1.000 toneladas de pescado de água doce.

Com essa ação, o Governo do Estado pretende aumentar a produção de pescado em açudes públicos e particulares, promover o peixamento com espécies selecionadas, proporcionar aumento de renda e fixação do homem do campo e despontar como alternativa sócio-econômica para combater a fome.

Da Assessoria de Imprensa da Empasa