João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Inseminação de caprinos avança em Gurjão

quinta-feira, 20 de março de 2014 - 11:45 - Fotos:  Secom-PB

O Programa de Inseminação Artificial em Caprinos, do Governo do Estado, executado com a parceria da Emater Paraíba, Emepa e prefeituras municipais, apresenta resultados positivos. Um exemplo ocorre no município de Gurjão, onde já é possível perceber os avanços na caprinocultura e no enriquecimento do rebanho para a produção de leite e carne, através do melhoramento genético, com a criação de animais com capacidades específicas.

Até agora, 25 criadores já foram beneficiados e a meta é atingir a totalidade dos caprinocultores do município. O programa é um passo importante na concretização do Projeto Bode na Rua, que ocorre todos os anos, ao qual também estão inseridos outros programas, como o Processamento de Produtos Cárneos e Lácteos de Caprinos e Ovinos e o Programa de Produção e Armazenamento de Forragem.

Com uma genética melhor, estamos oferecendo animais que representam melhoria na produção de leite e na carcaça para produção de carne, gerando mais oportunidades de negócios e aumentando consideravelmente seus lucros”, explicou o secretário de agricultura de Gurjão, Orlando Júnior.

Para a realização do programa, os criadores disponibilizam até cinco matrizes. Esses animais são avaliados nas respectivas propriedades pela equipe técnica formada por profissionais da Emepa, Emater Paraíba e a Secretaria Municipal de Agricultura para o teste de prenhez através de ultrassonografia. As cabras, não estando prenhas, são transportadas pela equipe da prefeitura para o núcleo do programa, montado na comunidade Riacho da Cobra, onde são vacinadas e passam por tratamentos contra pragas.

Com os animais no núcleo, começa o processo de inseminação para que entrem em cio natural e, após 21 dias, são efetuadas novas ultrassonografias para que as cabras que não estejam prenhas sejam sincronizadas através de hormônios e depois inseminadas por meio de sêmen fresco (não congelado), também coletado no centro dos reprodutores das raças Boer e Savanna, para melhorar a produção de carne. Outras raças integrantes do programa são Parda, Alpina e Saanen especializadas na produção de leite. Depois da avaliação microscópica do sêmen, aprovada a boa qualidade, as cabras prenhas são devolvidas aos seus donos para que a parição ocorra nas propriedades.