João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Inclusão através da Música e das Artes é instalado no bairro dos Novaes

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 - 18:28 - Fotos: 

Estudantes que participam do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) realizaram nesta sexta-feira (21), um concerto de exibição durante a instalação do programa para os alunos da Escola Estadual Otávio de Novaes no Bairro dos Novaes.  O evento contou com a participação das duas orquestras formadas pelo Prima do pólo de Cabedelo: a Infantil e a Jovem. Na quinta-feira (20), a apresentação aconteceu na Escola Estadual Horácio de Almeida, no Bairro Alto do Mateus, ambos em João Pessoa.

O diretor geral do Prima, Alex Klein, destacou que esse concerto foi uma motivação para os estudantes: “Eles podem ver alunos da mesma faixa etária tocando e se destacando, e saber que daqui alguns meses serão eles”, disse. O Programa tem por objetivo criar um sistema de orquestras, bandas e corais juvenis, utilizando o ensino da música como catalisador humano e de cidadania.

A coordenadora do programa no bairro dos Novaes, Caroline Galvão, falou da expectativa de implantação do Prima no local.  “ São as melhores. Esperamos que cresça e siga o sucesso do primeiro pólo. Espero que os alunos se empolguem e se inscrevam e passem de espectadores para participantes”, pediu.

A aluna do 4º ano, Amanda Silvestre, de 9 anos, falou que pretende participar da orquestra do Prima e já sabe o que vai tocar.  “Quero participar. Vou fazer minha inscrição para tocar “metais” e o concerto foi emocionante”, declarou.

Para o diretor geral do Prima, o programa trabalha temas essenciais para a vida acadêmica e pessoal dos estudantes.  “Destacamos o trabalho em equipe, a disciplina, o respeito e a igualdade”, destacou Alex.

O público formado por alunos, educadores e pais teve a oportunidade de ouvir um repertório diversificado, apresentando músicas de Wolfgang Amadeus Mozart, Vital Farias, Luiz Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, além de canções populares e folclóricas.

O Prima é um projeto do Governo da Paraíba, realizado por meio das Secretarias de Estado da Educação e da Cultura. A ação tem por objetivo criar um sistema de orquestras, bandas e corais juvenis, utilizando o ensino da música como catalisador humano e de cidadania. O programa foi implantado em março deste ano em escolas de Cabedelo, que funciona como o primeiro pólo e pretende incluir, gradativamente, crianças e adolescentes de quatro pólos que vão funcionar no Bairro de Mandacaru, Novaes e Alto do Mateus, em João Pessoa, e no bairro Tibiri, no município de Santa Rita.