Fale Conosco

15 de outubro de 2012

Programa de horta e cozinha comunitária será ampliado em Poço Dantas



O município de Poço Dantas foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para implantar o projeto de Horta Comunitária e ampliar a sua Cozinha Comunitária. O programa funciona há mais de cinco anos, com assessoramento técnico da Emater Paraíba – escritório regional de Sousa, num trabalho de parceria com a Prefeitura municipal.

O projeto da horta, no valor de R$105 mil, vai beneficiar 105 agricultores familiares que produzirão hortaliças para consumo próprio e comercialização do excedente. Já o projeto de ampliação e reforma da Cozinha Comunitária receberá recursos no valor de R$326 mil. Esses valores, de acordo com os técnicos da Emater, além de aumentar o número de beneficiários – que passarão de 200 para 300 –, vão garantir refeições diárias de excelente qualidade.

Em todo país foram selecionados 36 municípios e na Paraíba apenas dois, Poço Dantas e Pombal. O MDS vem investindo na produção, abastecimento e consumo de alimentos saudáveis, como forma de combater à fome e a desnutrição de pessoas que ainda vivem em condições de vulnerabilidade social, atendendo assim os objetivos da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal.

“É muito importante a parceria entre a Emater Paraíba e a Prefeitura Municipal de Poço Dantas, onde vamos prestar assistência técnica aos 105 agricultores com base agroecológica e também estaremos orientando na organização do excedente para a comercialização seja no mercado institucional Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar ( PNAE), e na Feira da Agricultura Familiar que acontece toda sexta-feira no centro da cidade”, comentou o gerente da Emater de Poço Dantas, Fábio Pereira de Sousa.