Fale Conosco

14 de julho de 2009

Programa de Caprinovinocultura será lançado na Paraíba



Durante entrevista ao programa ‘Palavra do Governador’, transmitido na manhã desta terça-feira (14), em cadeia de emissoras de rádio para todo o Estado, o governador José Maranhão anunciou a criação de um Programa de Caprinovinocultura na Paraíba.

O programa, que será lançado na próxima semana, vai distribuir reprodutores e melhorar a qualidade do leite e da carne que são comercializados em todo o Estado. O Programa de Caprinovinocultura também irá impulsionar a pecuária através da utilização da genética na reprodução dos rebanhos e distribuição para os criadores.

“Vamos começar distribuindo 35 reprodutores das melhores raças com vocação para leite e corte, na feira de caprinos. Também será lançado outro programa para aumentar a produção de leite de caprino, que é um leite dietético, sadio, com baixo colesterol e recomendado para pessoas que tem algum tipo de resistência aos laticínios”, acrescentou o governador.

Maranhão lembrou que um programa semelhante foi lançado em seu Governo anterior. Na época foram importados rebanhos da África do Sul e dos Estados Unidos, para desenvolver e melhorar a qualidade dos caprinos.   

XI Fórum dos Governadores – Maranhão aproveitou para falar do sucesso do Fórum dos Governadores, que reuniu, em um único dia, os ministros Orlando Silva (Esportes), Luiz Eduardo Barreto (Turismo), Juca Ferreira (Cultura) e Daniel Barcelos Vargas (Assuntos Estratégicos), além dos governadores e representantes dos Estados do Nordeste, e de Minas Gerais e Espírito Santo.

O XI Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado na última sexta-feira (10) no Hotel Tambaú, na Capital paraibana, resultou na ‘Carta de João Pessoa’, documento subscrito pelos governantes contendo propostas para viabilizar o desenvolvimento sustentável da região.

O governador destacou a inclusão da Paraíba como sub-sede na Copa 2014 e as vantagens para o Estado. “Estamos felizes porque conseguimos fazer com que a Paraíba tenha uma participação efetiva na copa de 2014. É preciso oferecer conforto, uma rede hoteleira e estradas com segurança para os turistas. Isso vai acontecer e com certeza a Paraíba será uma vitrine para os olhos dos turistas”, afirmou Maranhão.

Outra conquista importante foi garantir a construção do memorial do Mestre Sivuca. “Convencemos o ministro da Cultura da importância de construir um memorial para perpetuar a história de um dos maiores músicos do Brasil e do mundo. Um músico que conseguia transformar a sanfona, instrumento popular, em música erudita. A Paraíba e o Brasil inteiro precisam homenagear esse músico”, enfatizou.

Gledjane Maciel, da Secom