João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Biocombustível vai investir R$ 17 milhões, em 2010

sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 17:37 - Fotos: 

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (27), o II Encontro do Programa de Biocombustível da Paraíba, no auditório do prédio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O evento, promovido pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), foi aberto pelo secretário Ruy Bezerra, da Sedap.

O evento reuniu representantes da Petrobras e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de diversas instituições do Estado, como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), para falar sobre o tema. Em 2010, o Programa pretende investir R$ 17 milhões, beneficiando 10 mil famílias de agricultores familiares paraibanos. Os investimentos envolvem recursos da Petrobras, MDA e do Governo do Estado.

Já foi realizado um primeiro encontro na cidade de Patos, no dia 25 deste mês, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), com o comparecimento de cerca de 150 pessoas. A próxima reunião está programada para a cidade de Campina Grande, no dia 14 de dezembro, a partir das 9h.

A produção do biodiesel tem uma função social, ao fixar o homem no campo e fornecer meios de subsistência, além de diversificar a matriz energética. Também beneficia o meio ambiente, reduzindo a emissão dos gases poluentes que agridem a camada de ozônio.

 

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag