João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar 600 produtores

segunda-feira, 11 de abril de 2011 - 05:55 - Fotos: 

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido através de parceira entre o os governos Federal e Estadual, vai beneficiar mais de 600 produtores em 14 municípios da Paraíba. O projeto incentiva a agricultura familiar através do acompanhamento da produção e compra de produtos. Em seguida os alimentos são doados para pessoas em situação de insegurança alimentar.

A meta do Governo do Estado é de que até o dia 30 de junho a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, invista mais de R$ 2 milhões na agricultura familiar da Paraíba. “O pequeno produtor enfrenta dificuldades na hora de escoar sua produção. Nesse momento nós oferecemos um preço justo, de forma a remunerar o investimento e o custeio da lavoura permitindo a sobrevivência das famílias com dignidade”, explicou a coordenadora estadual do programa, Jocicleide Lopes.

Doação – A produção comprada dos pequenos agricultores é doada para entidades socioassistenciais, garantindo o direito humano a uma alimentação adequada e saudável. Na Paraíba, cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas com esses gêneros alimentícios. A distribuição acontece em escolas, hospitais, creches, restaurantes populares e ONGs. “Essa é uma das principais ações que fazem parte do Programa Fome Zero. O PAA permite o combate à fome e ao mesmo tempo subsidia a agricultura familiar.”, explicou.

Cultura Alimentar – Ao adquirir produtos alimentícios de uma determinada cidade, a SEDH passa a valorizar produtos que muitas vezes são tipicamente regionais. Com isto, preserva-se a cultura alimentar local e enriquece-se a gastronomia – que muitas vezes é atrativo turístico.

Os municípios atendidos na Paraíba são Alhandra, Araçagi, Caaporã, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Itabaiana, Mamanguape, Pilões, Timbó, São Miguel de Itaipu, Sapé e Sobrado.