Fale Conosco

26 de dezembro de 2012

Programa de Aquisição de Alimentos aumenta número de beneficiados



A Paraíba é um dos 18 estados que aderiu, em 2012, ao novo modelo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh). O acesso ao programa substitui os convênios antigos, está menos burocrático com pagamento direto ao produtor.

Na Paraíba, existem 14 municípios beneficiados com o antigo convênio que foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2013. O novo modelo do PAA irá beneficiar 171 municípios paraibanos.

A secretária titular da Sedh, Aparecida Ramos, ressalta que o PAA é uma das principais ações da estratégia de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria, que consiste na compra da produção do pequeno agricultor e distribui os alimentos adquiridos com entidades socioassistenciais.

“É muito bom quando temos o reconhecimento do trabalho realizado, validado por uma instância como o MDS e mais ainda quando vem com ampliação do Programa no Estado”, destaca a secretária da Sedh, Aparecida Ramos.

Números positivos – Dados da coordenação estadual do programa apontam que o PAA em 2012 adquiriu 436 toneladas de alimentos, o que representa 72,40% a mais que o ano passado, quando foram registrados 253 toneladas de produtos.

Foram 45.163 pessoas beneficiadas com o PAA em 2012, com o incremento na quantidade de entidades participantes, que passou de 51 em 2011 para 129 entidades sociassistenciais neste ano. A quantidade de agricultores no Programa também aumentou de 94 (2011) para 206 em 2012.

“O resumo do trabalho que desenvolvemos à frente da coordenação do programa em 2012, tem resultado satisfatório, o que motivou o MDS a reconhecer a melhoria de sua execução e autorizar a prorrogação do atual convênio para junho de 2013, cujo término estava marcado para o dia 31 deste ano”, explica o coordenador do PAA, Ângelo Viana.