João Pessoa
Feed de Notícias

Programa de Alfabetização na Idade Certa reúne professores, gestores e alunos em seminário

terça-feira, 13 de outubro de 2015 - 17:55 - Fotos: 

Professores das redes estadual, municipal e federal, alfabetizadores, alunos de graduação se reuniram nesta terça-feira (13), no Seminário de Alfabetização e Letramento: Pnaic em foco. O evento, que foi realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e Matemática (Nealim) da Universidade Federal da Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) ocorreu no auditório da Reitoria da UFPB.

A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação, Iara Oliveira, observou que a SEE oferece formações e material didático para os professores da alfabetização ao 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental, para que a metodologia do Pnaic seja aplicada garantindo a alfabetização das crianças na idade certa.

Na primeira mesa redonda, coordenada pela professora da UFPB, Evangelina Brito, ocorreu debate sobre o tema “Reflexos do Pnaic no Brasil, na Paraíba, nos municípios e na UFPB” entre a coordenadora geral do Pnaic e professora da UFRJ, Elaine Constant; a secretária de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, e a coordenadora estadual do Pnaic, Maria dos Prazeres, que na ocasião representou a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

“No ano de 2015, alcançamos 18.574 alunos, 918 professores, 48 orientadores de estudo e 130 escolas no âmbito estadual. O impacto do programa na Paraíba tem sido muito grande, fortalecemos o regime de colaboração e cooperação técnica entre os entes federativos e o diálogo entre a SEE e a UFPB, além de melhoramos a política de formação continuada para professores do primeiro ciclo do ensino fundamental. Vimos à mudança de postura do professor em sala de aula o que repercutiu na aprendizagem dos alunos, inclusive uma aproximação deles com as novas tecnologias educacionais, além de muitos outros impactos”, enfatizou Maria dos Prazeres.

À tarde foi discutido o tema “Experiências no âmbito do Pnaic: Política de alfabetização no PME”, entre o secretário municipal de Educação de Guarabira, o coordenador local do Pnaic da cidade de Picuí, o orientador de estudo de Cuité e alfabetizadores de Mari e Remígio.

Pnaic – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.