João Pessoa
Feed de Notícias

Programa da Empasa contra desperdício de alimentos faz 10 anos

segunda-feira, 6 de agosto de 2012 - 12:08 - Fotos:  Secom-PB

O programa Segurança Alimentar e Nutricional (Sane) desenvolvido pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) completa nesta semana 10 anos de existência. O programa combate o desperdício dos produtos não comercializados nos entrepostos de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Para lembrar a data, os responsáveis pelas famílias envolvidas no programa vão participar nesta terça-feira (7) do corte de um grande bolo preparado pela Empasa.

O Sane, embora esteja atuando apenas na Capital – as duas cidades do interior paraibano estão em fase de estruturação física -, desenvolve um trabalho de inclusão social com cerca de 200 famílias carentes que vivem no entorno da central de abastecimento, como a preparação de alimentos de alto valor nutritivo – sopas (feijão ou legumes) e baião de dois (rubacão), sempre nas terças, quartas e quintas-feiras.

“A média é de mil refeições diárias, levando-se em conta que o número de pessoas por família seja em torno de cinco membros. Antes era só sopa, por isso ficou conhecido como programa do Sopão, mas agora estamos diversificando o cardápio e oferecendo minicursos de pintura em tecido, recepcionista (batizados como Cardápio Social), e até alfabetização. Outros temas serão explorados como corte costura e culinária”, relata o presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho.