Fale Conosco

6 de junho de 2018

Programa Cidadão emite documentos de adolescentes internos em unidades socioeducativas da Fundac



fundac projeto cidadaa foto mineiro e celila leal 3 270x191 - Programa Cidadão emite documentos de adolescentes internos em unidades socioeducativas da FundacA Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’- Fundac, por meio do Programa Cidadão da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), emitiu a primeira via de RG/CPF e Carteira Profissional para adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP). A ação foi possível após um trabalho de sensibilização junto às famílias dos adolescentes por meio dos técnicos (assistentes sociais e psicólogos) da Unidade.

 

A Diretoria Técnica, por meio do Eixo Profissionalização da Fundac, é a responsável pela execução da ação, que organizou um calendário para atender aos adolescentes e jovens que ainda não tenha esta documentação.

 

Na terça-feira (5) a ação ocorreu no CSE e nesta quarta-feira (6) foi a vez dos adolescentes do CEA/JP. Nesta quinta-feira (7), serão atendidos os socioeducandos do Centro Educacional do Jovem (CEJ) e próximo dia 11 no Centro Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina). As unidades de Lagoa Seca e Sousa receberão o Programa Cidadão no próximo mês, uma vez que a definição das datas da agenda dependem da direção do Programa Cidadão.

 

Para tirar a documentação os adolescentes fizeram primeiro a tipagem sanguínea, tiraram o Cartão do SUS e a Certidão de Nascimento, original e autenticada. Segundo a coordenadora do Eixo Profissionalização, Arleciane Borges, para que esta ação obtivesse êxito foi necessária a articulação do eixo com a Diretoria Administrativa (Sandra Burity) e com a coordenação de Serviços (Albert Wagner), visando à melhoria na velocidade da internet em todas as unidades socioeducativas.

 

O apoio e empenho da secretária de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, foi essencial para a realização dessa ação, bem como do presidente da Fundac, Noaldo Meireles, da diretora técnica Waleska Ramalho e demais membros do Eixo Profissionalização, Silvana Cibelle e Maria do Céu Araújo.