Fale Conosco

18 de outubro de 2011

Programa Cidadão bate recorde de atendimento



programa cidadao emissao de documentos em jp foto pereiraO Programa Cidadão, do Governo do Estado, realizou, em nove meses, 51.665 atendimentos itinerantes – um aumento de mais de dez mil atendimentos, em relação aos 41.460 realizados durante todo o ano de 2010. Nesse período, foram percorridos 46 municípios paraibanos, alguns visitados mais de uma vez pelo Programa. O serviço funciona também em um Posto Fixo na Rua Gama e Melo, no Varadouro, em João Pessoa.

Em primeiro lugar no ranking mensal de atendimentos itinerantes, aparece o mês de maio, com 12.856 serviços realizados; em seguida, abril, com 10.072 atendimentos; e, em terceiro, o mês de setembro, com 8.531. Além de ir aos municípios paraibanos, a equipe também se desloca até hospitais e residências, para atender a pessoas doentes ou impossibilitadas de andar, além de prestar atendimento nos presídios.

Segundo a coordenadora do Programa, Tânia Neves Batista, há idosos que nunca tiraram a identidade e, consequentemente, ficam sem acesso a benefícios dos governos Federal, Estadual e Municipal. “Quando a gente percorre os municípios, principalmente a zona rural, é muito comum encontrar situações de idosos que não têm documentos. Houve o caso de uma pessoa de Bananeiras, com 102 anos de idade, que nunca tinha feito a carteira identidade”, disse.

Para ter acesso às ações do Programa, os interessados podem procurar o posto fixo do Programa Cidadão ou solicitar os serviços itinerantes à coordenação. O telefone de contato é o 3218-4333.

Agenda – Neste mês de outubro, o Programa Cidadão foi aos municípios de Alagoa Grande, Natuba, Carcerengue e Pitimbu. Para os dias 19 e 20, estão agendadas visitas a Catolé do Rocha; e dias 21 e 22, Brejo do Cruz. Em João Pessoa, no dia 21, o programa vai à Ilha do Bispo; no dia 22, estará na Faculdade Facene, no Valentina de Figueiredo.

Para novembro, a agenda itinerante percorre os municípios de Ingá (8), Riachão do Bacamarte (9), Serra Redonda (10), Gurinhém (11), Baía da Traição (14), Tavares (16), Cajazeirinhas (17), Cacimbas (18) e Sousa (21 e 22).

Serviços – O Programa Cidadão oferece gratuitamente à população carente documentos essenciais para exercer a cidadania, como: identidade civil (1ª e 2ª vias), atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho (1º e 2ª vias), primeira via do CPF, segunda via do registro de nascimento e fotos três-por-quatro. No posto fixo o expediente de atendimento ao público é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Criado em 1992, o Programa Cidadão proporciona à população carente os meios necessários a sua legalização nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O Programa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano.