João Pessoa
Feed de Notícias

Programa Cidadão bate recorde de atendimento

terça-feira, 18 de outubro de 2011 - 12:38 - Fotos:  Pereira/SEDH

O Programa Cidadão, do Governo do Estado, realizou, em nove meses, 51.665 atendimentos itinerantes – um aumento de mais de dez mil atendimentos, em relação aos 41.460 realizados durante todo o ano de 2010. Nesse período, foram percorridos 46 municípios paraibanos, alguns visitados mais de uma vez pelo Programa. O serviço funciona também em um Posto Fixo na Rua Gama e Melo, no Varadouro, em João Pessoa.

Em primeiro lugar no ranking mensal de atendimentos itinerantes, aparece o mês de maio, com 12.856 serviços realizados; em seguida, abril, com 10.072 atendimentos; e, em terceiro, o mês de setembro, com 8.531. Além de ir aos municípios paraibanos, a equipe também se desloca até hospitais e residências, para atender a pessoas doentes ou impossibilitadas de andar, além de prestar atendimento nos presídios.

Segundo a coordenadora do Programa, Tânia Neves Batista, há idosos que nunca tiraram a identidade e, consequentemente, ficam sem acesso a benefícios dos governos Federal, Estadual e Municipal. “Quando a gente percorre os municípios, principalmente a zona rural, é muito comum encontrar situações de idosos que não têm documentos. Houve o caso de uma pessoa de Bananeiras, com 102 anos de idade, que nunca tinha feito a carteira identidade”, disse.

Para ter acesso às ações do Programa, os interessados podem procurar o posto fixo do Programa Cidadão ou solicitar os serviços itinerantes à coordenação. O telefone de contato é o 3218-4333.

Agenda – Neste mês de outubro, o Programa Cidadão foi aos municípios de Alagoa Grande, Natuba, Carcerengue e Pitimbu. Para os dias 19 e 20, estão agendadas visitas a Catolé do Rocha; e dias 21 e 22, Brejo do Cruz. Em João Pessoa, no dia 21, o programa vai à Ilha do Bispo; no dia 22, estará na Faculdade Facene, no Valentina de Figueiredo.

Para novembro, a agenda itinerante percorre os municípios de Ingá (8), Riachão do Bacamarte (9), Serra Redonda (10), Gurinhém (11), Baía da Traição (14), Tavares (16), Cajazeirinhas (17), Cacimbas (18) e Sousa (21 e 22).

Serviços – O Programa Cidadão oferece gratuitamente à população carente documentos essenciais para exercer a cidadania, como: identidade civil (1ª e 2ª vias), atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho (1º e 2ª vias), primeira via do CPF, segunda via do registro de nascimento e fotos três-por-quatro. No posto fixo o expediente de atendimento ao público é das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Criado em 1992, o Programa Cidadão proporciona à população carente os meios necessários a sua legalização nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O Programa é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano.