Fale Conosco

29 de julho de 2009

Programa Água Doce é tema de debate em oficina



A Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente da Paraíba (SECTMA) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) estarão participando, nestas quinta (30) e sexta-feira (31), da Oficina de Implementação dos Planos Estaduais do Programa Água Doce (PAD). Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, a oficina será realizada no Hotel Verde Green, no Bairro de Manaíra, em João Pessoa.

O principal objetivo é tratar da elaboração e implementação dos planos estaduais do setor, estabelecendo suas diretrizes, estratégias e metodologias, bem como enfatizar e fortalecer o arranjo institucional definindo competências e compromissos entre os órgãos responsáveis pela a aplicação do Programa em cada Estado.

O PAD é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e a sociedade civil.

O Programa prevê o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis, usando essa ou outras alternativas para atender populações de baixa renda residentes em localidades difusas rurais, prioritariamente, do semi-árido brasileiro.

Estará presente ao evento o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu; o secretário da SECTMA, Francisco Jácome Sarmento, representando os estados parceiros do PAD; o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva; o superintendente da Sudema, Antonio Gualberto, e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM), Atecel e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Milena Feitosa, da Assessoria de Imprensa da Sudema