João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais que trabalham com diabetes participam de projeto sobre o tratamento

quarta-feira, 17 de agosto de 2016 - 10:04 - Fotos:  Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses) é parceira da Sociedade Brasileira de Diabetes, com o apoio da ONG internacional, World Diabetes Foundation (WDF), que promove o Curso de Qualificação em Educação em Diabetes, no período de 16 a 20. A abertura ocorreu na terça-feira (16), às 8h30, para 85 profissionais de saúde do SUS, que já trabalham com o tema, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, entre outros, de vários municípios.  O evento acontece no Hardman Hotel, até o dia 19.

Nesta quarta-feira (17), ocorrerá uma programação paralela no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), para Agentes Comunitários de Saúde da capital e no dia 20, das 10 às 14 horas, será a Feira de Saúde, gratuita e aberta à população, no Shopping Tambiá, no centro de João Pessoa, onde serão oferecidos diversos serviços pelos profissionais que estão sendo qualificados no curso, a exemplo de teste de glicemia; avaliação nutricional e será um momento para que as pessoas tirem dúvidas sobre a doença e outros assuntos relacionados ao tema.

A qualificação está sendo promovida, por meio do projeto Educando Educadores Sem Fronteiras e será ministrado pornove profissionais, do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo endocrinologistas, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos.

Segundo a coordenadora geral do Projeto, a médica endocrinologista, Cláudia Pieper, em João Pessoa, acontece a terceira edição do “Educando Educadores Sem Fronteiras”. A primeira foi em Boa Vista (RR), em 2104 e a segunda, em Manaus (AM). “O maior objetivo é que os profissionais mudem a forma de trabalhar com o diabetes, através de motivação. Com isso, muda a linguagem; o comportamento e a forma de abordagem para que o paciente passe a ser um aliado do tratamento”, comentou.

“O curso qualificará esses profissionais para que possam aplicar os novos conhecimentos nos seus campos de trabalho”, disse a gerente operacional da Atenção Básica em Saúde, da Ses, Rosiani Videres.

De acordo com a programação, haverá momentos de “vivência em diabetes”; “diabetes e gestação”; “orientação alimentar”; “monitorização de glicemia – importância, cuidados, comportamentos de autocontrole”; “cuidados na higiene com ênfase na saúde bucal”; “cuidados na prevenção do pé diabético”; “principais antidiabéticos orais – conhecer e desenvolver estratégias para utilização adequada – prática educacional”, entre outros assuntos. 

“Com este curso, a população ganha uma melhor assistência por parte dos profissionais que trabalham com o diabetes, visando a sua prevenção, controle e tratamento adequados e humanizados”, falou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Ndants), da Ses, Gerlane Carvalho.