João Pessoa
Feed de Notícias

Profissionais participam de capacitação para combater a dengue

terça-feira, 1 de março de 2011 - 18:48 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta quarta-feira (2) um ciclo de capacitações em atendimento, baseado na classificação de risco, para qualificar os profissionais de saúde visando a redução do risco de óbito por dengue. O evento, que será realizado durante todo o dia no auditório do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro de Jaguaribe, pretende reunir cerca de 80 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) de 24 municípios que fazem parte da 1ª Gerência Regional de Saúde.

Apenas João Pessoa não vai participar porque já realizou essa qualificação. “Foram convidados três profissionais de cada município que se tornarão agentes multiplicadores na sua área de atuação”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz. Ela explicou que essa capitação, que será realizada em todas as Gerências Regionais de Saúde, faz parte das ações do plano de contingência da Dengue.

De acordo com o cronograma de atividades programadas para este mês pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, acontecerá no dia 10 de março, no município de Patos, uma discussão na Câmara Municipal abordando o tema Dengue com todos os médicos da cidade. O evento é uma parceria com a VI Gerência Regional de Saúde e o Conselho Regional de Medicina.

No dia 11 de março, também no município de Patos, o Governo do Estado vai realizar a qualificação em atendimento baseado na classificação de risco para todos os municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde e profissionais de hospitais de referência da região.

Já no dia 15 de março, a Secretaria de Estado da Saúde vai aproveitar a ação comemorativa ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo para inserir o tema Dengue na pauta, criando a oportunidade de uma nova grande mobilização da população que será realizada no Ponto de Cem Réis, na Capital, área de grande fluxo de pessoas.

Dados da doença
– Esta semana a Secretaria de Saúde do Estado registrou até a 7ª Semana Epidemiológica, que terminou no dia 19 de fevereiro, um total de 1.422 casos notificados de dengue, destes, 58 (4,0%) estão descartados. As formas graves da doença somaram três casos de Dengue com Complicações-DCC e três casos de Febre Hemorrágica da Dengue-FHD. “Não existe registro de óbito por dengue no estado, e 1.163 se encontram em processo de investigação”, explica a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz.

Os 16 municípios com maior número de casos notificados são Patos, com 185;  João Pessoa, 177; Barra de Santa Rosa, 124; Monteiro, 85; Sousa, 50; Teixeira, 47; Piancó, 45; Poço de José de Moura, 39; Brejo dos Santos, 37; Santarém, 32; Cabedelo, 29; Montadas, 28;  Cacimba de Areia, 25; São João do Rio do Peixe, 25; São José da Lagoa Tapada, 24; e Campina Grande, 21casos.